IMPORTANTE

Bactéria severa e morte: O decreto da ANVISA contra 5 marcas de leite e retirada URGENTE das prateleiras


Anvisa fez proibição contra 5 maras de leite (Foto: Internet)

Anvisa faz proibição urgente após casos graves relacionados a bactéria em leite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado urgente proibindo a venda e ordenando a retirada imediata das prateleiras de cinco marcas de leite infantil em pó.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A medida, que ocorreu em 2022, foi tomada após um trágico incidente que resultou na hospitalização de quatro bebês com menos de seis meses e, infelizmente, na morte de um deles, o que foi associado ao consumo desses produtos.

As marcas afetadas pela proibição, segundo o jornal O Globo, são: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, todas produzidas em Sturgis, nos Estados Unidos.

A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de leite dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)
A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de leite dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)

Após os casos, uma investigação foi conduzida pela Food and Drugs Administration (FDA) dos Estados Unidos, sendo revelado a presença da bactéria Cronobacter sakazakii na fábrica de Sturgis.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A empresa afirma que, em análises laboratoriais, não detectou essas bactérias no produto e que o recolhimento seria preventivo.

Veja também

Os lotes em questão foram aqueles que têm numeração que começa entre os dígitos 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e data de validade para 1º de abril de 2022 ou posterior.

Embora não tenha sido identificada contaminação nos produtos vendidos no Brasil, a Anvisa, na época, preferiu manter medidas preventivas quanto a venda no país, vetando sua importação, propaganda e uso dos lotes suspeitos.

Anvisa fez proibição contra 5 marcas de leite (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição contra 5 marcas de leite (Foto: Reprodução/ Internet)

Atualmente, os lotes apontados como contaminados já foram retirados de circulação, permitindo que os produtos dessas marcas voltem a ser comercializados com segurança.

Diante desse cenário, a Anvisa reitera a importância da vigilância constante e da rápida resposta a potenciais ameaças à saúde pública, garantindo que apenas produtos seguros e livres de contaminação cheguem aos consumidores.

O que a bactéria Cronobacter sakazakii causa?

A bactéria Cronobacter sakazakii é conhecida por causar infecções graves, principalmente em recém-nascidos e bebês com sistemas imunológicos ainda em desenvolvimento.

Essas infecções podem levar a doenças graves, como meningite, sepse (infecção generalizada), necrose intestinal e até mesmo à morte.

A infecção por Cronobacter sakazakii é particularmente preocupante em bebês prematuros ou com problemas de saúde subjacentes, que podem ser mais suscetíveis aos seus efeitos adversos.

Por isso, é crucial prevenir a exposição a essa bactéria, especialmente em produtos destinados à alimentação infantil, justificando a decisão rápida e preventiva da Anvisa.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br