CONFIRA

Bactéria e morte: Anvisa decreta a retirada de 5 marcas de leite dos mercados devido à contaminação


A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de leite dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)

A autarquia decreta a proibição e retira essas 5 marcas de leite de circulação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que tem por objetivo a fiscalização e controle de alguns alimentos e serviços no Brasil. Dessa vez, falaremos sobre o decreto da autarquia contra 5 marcas de leite retiradas dos mercados devido à contaminação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Os produtos em questão que não são 100% leite, mas, o possui em suas formulações, já que são produzidos com o público alvo sendo crianças e bebês. Conforme informações do jornal ‘O Globo’, a Anvisa mandou retirar dos supermercados as seguintes marcas de produtos infantis em pó:

  • Human Milk Fortifier;
  • Similac PM 60/40;
  • Similac;
  • Alimentum
  • EleCare da empresa Abbott Nutrition.

Segundo o ‘G1’, a Anvisa informa que, as numerações dos lotes em questão começavam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior. Dessa forma, todos foram proibidos de serem importados, comercializados e distribuídos.

Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)
Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)

Todos foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A medida da Anvisa fez parte de um alerta internacional após a abertura de uma investigação de 4 internações de bebês com menos de 6 meses, e uma morte, depois do consumo das fórmulas, em março de 2022.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Na época, durante uma inspeção da fábrica em Sturgis, acabou sendo encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Por esse motivo, os produtos foram retirados das prateleiras dos mercados, devido aos riscos.

Veja também

5 produtos infantis foram retirados dos mercados após ordem da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Produtos infantis foram retirados dos mercados após ordem da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo a Anvisa, 3 dos bebês que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii, e a outra por Salmonella Newport. Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar graves doenças transmitidas por alimentos, principalmente em bebês, foi encontrada na fábrica.

Vale destacar que, no Brasil, as marcas foram arrancadas somente por suspeita e cautela, porém, não houve a identificação de nenhum tipo de contaminação. Logo, os produtos voltaram a ser produzidos tempos depois e vendidos normalmente.

Agora, em 2024, os consumidores podem encontrar e usar produtos tranquilamente, visto que uma vez que a situação foi devidamente resolvida e, como mencionado acima, os LOTES contaminados foram todos retirados de circulação, a situação já está normalizada.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)

Ainda vale dizer que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, pronunciamentos ou qualquer manifestações da empresa responsável a respeito do ocorrido, entretanto, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Qual o papel da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br