Confira!

Haddad ciente: Banco Central crava proibição e +5 viradas em nova moeda no Brasil

24/01/2025 às 17h50

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Banco Central crava proibição e +5 viradas em nova moeda no Brasil (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

Proibição urgente e reviravoltas chegam com a nova moeda no Brasil! Confira agora os detalhes do próxima sistema financeiro do Banco Central

Para a surpresa de milhões, o Banco Central divulgou recentemente que está desenvolvendo um novo sistema que chega como uma alternativa para a moeda nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, segundo o portal do Banco Central, o sistema DREX, também conhecido por Real Digital, está em processo de desenvolvimento como uma versão digital do real, moeda oficial brasileira.

Essa iniciativa inovadora visa modernizar o sistema financeiro e acompanhar as tendência globais de pagamento digitais, assim como houve com o PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o Drex não será um dinheiro programável, assim como o VR ou VA, ele será uma alternativa para os pagamentos do dia a dia.

Desse modo, o DREX pretende ser uma alternativa digital ao dinheiro físico, focando em transações de maior valor, como a compra de imóveis e veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de tudo, essa nova moeda será acompanhada dos “contratos inteligentes”. Ou seja, um contrato onde a transação só se concretizará quando os envolvidos cumprirem sua parte do acordo.

Com isso, para as pessoas que costumam realizar transferências de grandes valores, o produto terá que ser entregue após o pagamento e vice versa de forma simultânea.

Essa mudança com os contratos inteligentes vai permitir uma série de benefícios aos brasileiros. Eles são:

  1. Juros mais baixos para empresas e pessoas físicas;
  2. ⁠Pagamento de compras online apenas quando o produto for entregue;
  3. ⁠Taxas de câmbio mais atraentes;
  4. ⁠Menos custos para realizar comércio internacional;
  5. ⁠Mais opções de financiamento para o produtor rural.
Drex, Banco Central
O Drex, chamado de primo do PIX, é um projeto que está em andamento dentro do Banco Central (Foto: Divulgação)

Conclusões finais

Em conclusão, o Banco Central está revolucionando o sistema financeiro brasileiro com o desenvolvimento do DREX, uma versão digital do real que promete modernizar e facilitar transações de alto valor, como a compra de imóveis e veículos.

Além de simplificar o comércio internacional e reduzir custos, a nova moeda digital trará contratos inteligentes, garantindo que pagamentos e entregas sejam realizados de forma simultânea e segura.

Com benefícios como juros mais baixos, taxas de câmbio mais atraentes e maior proteção para consumidores em compras online, o DREX marca um passo significativo rumo à inovação financeira no Brasil.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco Central ainda está preparando testes para a implementação do Drex (Reprodução: Banco Centra/Divulgação)

O DREX já está funcionando?

Segundo o portal Genyo, o Drex ainda não está funcionando, mas está em fase de testes. O lançamento oficial está previsto para março de 2025.

 O projeto é uma iniciativa do Banco Central e faz parte da sua agenda de inovação. Ainda está em fase de testes em ambiente restrito. Os testes começaram em março de 2023 e envolvem operações entre bancos. 

Veja mais matérias sobre os projetos e anúncios do Banco Central

Anúncio sobre o Drex (Foto: Banco Central)
Anúncio sobre o Drex (Foto: Reprodução/Banco Central)

Banco Central
Drex
Moeda digital
proibição

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.