Desesperador
Saldo zerado e desespero: Banco Central emite 4 alertas para quem tem conta poupança Itaú, Caixa e mais
04/11/2024 às 19h40
Clientes do Itaú, Caixa e outros bancos recebem alerta que causam desespero com saldo zero de poupança
Na era da modernidade, os bancos como Caixa, Itaú entre outros, precisam se adaptar e combater os golpes virtuais.
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Principalmente quando a conta envolve muito dinheiro, como por exemplo, contas poupança, onde os clientes reservam altos valores.
Os golpistas estão cada vez mais ágeis, e, um golpe bem aplicado, zera a conta do cliente e causa desespero nos mesmos.
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O Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras do país, com o intuito de alertar os seus clientes, criou 4 tópicos para as pessoas ficarem alertas e não caírem nos golpes das poupanças.
Como evitar golpes virtuais?
- Ligações: instituições financeiras legítimas não costumam fazer esse tipo de solicitação por ligação e nem pedem para instalar software no seu celular. Se isso acontecer, pode ter certeza que é golpe;
- Desespero e imediatismo: os criminosos sempre falam que a situação é urgente e que os problemas são graves para distrair o cliente, que fica assustado e acaba agindo sem pensar;
- Mensagens com links: se receber links por WhatsApp, SMS ou e-mail, não clique neles. Esses links podem baixar um software malicioso no seu telefone;
- Confirmação de dados pessoais: não ofereça seus documentos, números e senhas de contas, assim como os códigos de segurança por telefone ou mensagem.
Para conseguir não cair nesses golpes, é necessário seguir um desses tópicos:
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- Verifique a identidade com um canal oficial do banco antes de passar as suas informações. Sempre desconfie de ligações com serviços não solicitados;
- Não baixe aplicativos ou programas enviados com o link por mensagem;
- Tenha um aplicativo de antivírus que garanta a segurança do seu aparelho celular;
- Não clique em links suspeitos.
Conclusão final:
Cada vez mais as pessoas que possuem contas em bancos caem em golpes diariamente, afinal, os golpistas estão cada vez mais especialistas no assunto e buscam pessoas com pouco conhecimento digital, como por exemplo idosos, o que acaba causando um desespero sem tamanho para conduzir as informações.
Isso porque muitos deles não tem acesso fácil a informação e aos cuidados que os bancos como Itaú, Banco do Brasil Bradesco e outros emitem em seus sites e redes sociais. Sendo assim, atualmente quanto mais você tomar cuidado e se informar melhor, porque até pessoas com conhecimento muitas das vezes caem nesse tipo de golpe.
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Como dito acima, os bancos como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e entre outros emitiram 4 alertas para que você não caía mais nesse tipo de situação, causando um estresse desnecessário em sua vida. São elas:
- Verifique sempre a identidade com um canal oficial do banco antes de passar qualquer tipo de informação. Além disso, sempre desconfie de ligações com serviços não solicitados; isso é realmente um perigo.
- Não baixe aplicativos ou programas enviados com o link por mensagem, apenas o que foi citado nas redes sociais do banco ou no próprio site oficial.
- Tenha um aplicativo de antivírus que garanta a segurança do seu aparelho celular. Isso é uma dica muito importante.
- E por fim, mas não menos crucial, não clique em links suspeitos.
QUANTAS PESSOAS CAEM EM GOLPES VIRTUAIS?
Portanto, de acordo com uma pesquisa do DataSenado, um instituto do Senado Federal, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses.
Mas, isso representa mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em crimes cibernéticos.
Portanto, a maioria das vítimas de golpes digitais vive em áreas urbanas.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]