ATENÇÃO!
“Grave”: Comunicado do Banco Central libera encerramento de contas bancárias na Caixa, BB e+ por 2 atitudes
15/03/2025 às 12h40

Banco Central emite comunicado sobre encerramento de contas para instituições bancárias. Confira agora as atitudes que podem levar o cancelamento da sua conta!
O Banco Central do Brasil (BC) alerta as demais instituições financeiras sobre atitudes de correntistas e libera encerramento de conta imediata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o portal do BC, há duas irregularidades por parte do consumidor em conta que é necessário ficar alerta e solicitar o cancelamento.
“O banco deve encerrar a conta quando verificar irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave”, informa o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os bancos podem cancelar a conta em caso de CPF suspenso, cancelado ou nulo.
Nesse caso, a instituição comunicará ao depositante a intenção de rescindir o contrato e estipulará um prazo para eventual regularização da pendência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, poupança do Banco do Brasil: Banco Central confirma lei do CPF que causa fim em contas em 2025
● De R$2 a R$100: Banco Central confirma notas populares do Real que sairão de circulação após 30 anos
● Banco Central ciente: Nova moeda está em vigor em 2025 no lugar do Real para salvar vários brasileiros
Além disso, o banco também pode encerrar a conta por falta de interesse. Ou seja, quando a verdura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes.
Assim como o outro caso, nesta situação, o banco também deve informar o cliente previamente.
É importante destacar que a instituição não pode encerrar a conta automaticamente devido à inatividade do cliente ou à inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF).

Conclusões finais
Dessa forma, o Banco Central reforça que as instituições financeiras têm o direito de encerrar contas em casos de irregularidades graves, como problemas no CPF ou falta de interesse na manutenção do vínculo.
No entanto, o cliente deve ser notificado previamente para que tenha a chance de regularizar a situação. Vale lembrar que o encerramento automático por inatividade ou inclusão no CCF não é permitido, garantindo mais transparência e segurança aos correntistas.

O Banco Central vai lançar uma moeda digital?
O Banco Central do Brasil desenvolve uma moeda digital chamada Drex, que lançará ao público em 2025.
O Drex será uma versão digital do real, emitida e regulamentada pelo Banco Central, com o objetivo de modernizar o sistema de pagamentos e promover maior eficiência nas transações financeiras.
Veja mais matérias sobre o Banco Central!

Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.