Bomba

Decisão do Banco Central: Novo decreto para 2024 e 2025 atinge em cheio a poupança e cai como bomba na Caixa


Banco Central, Caixa, Banco do Brasil e mulher chocada (Fotos: Reproduções / Internet / Freepik)

Uma decisão do BC atinge diretamente a conta poupança como uma verdadeira boma na Caixa

O Banco Central, responsável por gerenciar e administrar as relações com as altas de juros e taxas no Brasil decretou algo que vai deixar absolutamente todos os clientes da poupança da Caixa de cabelo em pé.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso porque, hoje em dia tem diversas outras formas de juntar e render dinheiro e com isso aos poucos a poupança passou a entrar em desuso.

Mas, algumas características precisam ser realizadas para deixar a poupança mais atrativa e é isso que chega como bomba não só para a Caixa, como para outros bancos também, de acordo com o Banco Central.

Segundo a Folha de São Paulo, expectativa dos economistas para a Taxa Selic no fim de 2024 segue inalterada em 9,5%, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Para 2025, a mediana das previsões também ficou estável, com uma taxa de juros prevista em 9%. Para 2026, no entanto, a expectativa é de juros um pouco mais altos do que o previsto até agora: a mediana subiu de 8,50% para 8,63%.

Veja também

Na última semana, a previsão para a Selic em 2024 saltou de 9,13% para os atuais 9,5%, repercutindo a alteração da meta de resultado primário para o próximo ano e a perspectiva de juros altos por mais tempo nos Estados Unidos.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central volta a se reunir em 7 e 8 de maio, e o Focus aponta novo corte de 0,5 ponto percentual na Selic, atualmente em 10,75%. O mercado de juros, no entanto, mostra apostas majoritárias em um corte de 0,25 ponto.

Segundo o Globo, rendimento da poupança funciona da seguinte forma: quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a aplicação rende 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR), uma taxa calculada pelo Banco Central que leva em conta, entre outros fatores, o próprio patamar da Selic.

Já quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança passa a render 0,5% ao mês mais a TR.

No momento, com a Selic a 10,75%, a poupança fica com uma rentabilidade de 7,73% ao ano.Desconsiderando a inflação, seria equivalente a um ganho real de 3,07%. 

Portanto, pelo menos até 2025, a poupança não vai ser nada atrativa para os investidores.

COMO CONSULTAR O BANCO CENTRAL PELO CPF?

Para verificar ou solicitar os valores, o cidadão precisa acessar o sistema (valoresareceber.bcb.gov.br) e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br