Comunicado do Banco Central traz decreto que atinge poupança na Caixa e +

O Banco Central chamou atenção sobre a elevação da Selic que atinge diretamente os rendimentos da caderneta.

14/05/2025 20h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda regra da Caixa Econômica (Foto: Agência Brasil)

Instituição federal chamou atenção sobre a elevação da Selic que atinge diretamente os rendimentos da caderneta

No início de maio, o Banco Central divulgou mudanças no Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Essas alterações afetam a poupança da Caixa e de outras instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a nota, o Copom tomou uma decisão unânime de elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros para a economia brasileira a 14,75% ao ano.

Essa é a sexta reunião seguida de aperto monetário, com a Selic atingindo seu maior patamar em quase 20 anos, desde julho de 2006. A decisão do Copom foi justificada por uma série de fatores, incluindo expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Banco Central, “o cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”.

Banco Central
Banco Central comunicou elevação da Selic, o que atinge diretamente as poupanças (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que muda?

O Copom também comunicou que diminuiu a projeção para a inflação e prevê o IPCA em 3,6% em 2026. No entanto, o BC não confirmou o fim do ciclo de altas devido ao cenário de elevada incerteza e ao estágio avançado do ciclo de ajuste, o que “demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária está marcada para os dias 17 e 18 de junho deste ano. A expectativa é de que a política monetária continue ajustada, seguindo as necessidades do país.

FGTS, Caixa Econômica
Mudança da Selic tem impacto direto na conta da Caixa Econômica e outros bancos (Foto: Agência Brasil)

Qual o impacto da Selic na poupança?

Para quem não sabe, a taxa básica de juros da economia tem um impacto direto na rentabilidade da poupança. Isso acontece porque a regra de cálculo da remuneração está vinculada, o que significa que alterações podem afetar os rendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS, 13º salário
Taxa Selic tem ligação direta com os rendimentos da poupança de todos os bancos (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, o Banco Central divulgou nota sobre a Selic;
  • Uma nova mudança afeta poupança da Caixa e outras financeiras;
  • O Copom elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, segundo o comunicado do BC;
  • A taxa básica de juros vai para 14,75% ao ano e impacta na rentabilidade da poupança.

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre o Banco Central!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.