CONFIRA

Banco gigante de país vai à falência e pode carregar outras instituições para o buraco junto


Banco gigante decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Um dos maiores bancos de país acabou declarando falência

No último ano, uma notícia sobre um banco deu um grande choque em todo o mundo. Isso porque uma das maiores financiadoras de startups do mundo declarou falência em um país. Com a declaração de quebra do banco, outras instituições podem ser arrastados junto a uma possível crise bancaria.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, o Silicon Valley Bank (SVB) era um banco especializado em atender empresas de tecnologia, inovação e venture capital, tendo sido fundado em 1983. A instituição foi a grande financiadora de algumas das maiores startups do Vale do Silício, como o Uber, o LinkedIn e o Airbnb.

Segundo informações do portal ‘TecMundo’, a história da falência do SVB começou em 2022, quando começou a ter problemas com a inadimplência de seus clientes. Como o banco se especializou em atender empresas em fase de desenvolvimento, a maioria delas enfrentou dificuldades financeiras devido à pandemia e à recessão econômica.

Banco
O encerramento do Silicon Valley Bank, após a falência decretada nos Estados Unidos (Foto: Reprodução / YouTube)

Por que o Silicon Valley Bank faliu?

A declaração de falência foi anunciada em 5 de março de 2023, após a instituição ter entrado com um pedido no tribunal de São Francisco. O SVB faliu devido a um conjunto de fatores, incluindo a pandemia de Covid-19 e a crise econômica resultante.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A exposição do Silicon Valley Bank a setores altamente impactados pela pandemia, como viagens, turismo e entretenimento, deixou a instituição financeira vulnerável. Dessa forma, o SVB acabou acumulando muitas dívidas e perdendo sua base de clientes, o que culminou na sua declaração de falência.

Veja também

Silicon Valley Bank foi à falência na última semana (Foto: Reprodução)
Silicon Valley Bank foi à falência (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, a falta de diversificação em sua carteira de empréstimos, bem como a concessão de empréstimos de alto risco a empresas em fase inicial e sem histórico financeiro comprovado, também contribuíram para sua queda.

O impacto da falência do Silicon Valley Bank foi significativo no mercado financeiro, especialmente para a comunidade de startups e investidores. Afinal, o banco era conhecido por oferecer empréstimos, serviços bancários e consultoria financeira para empresas em estágio inicial e em crescimento.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br