PROBLEMA

Com bancos entrando em colapso, país se vê obrigado a tomar atitude e situação preocupante é confirmada

07/04/2023 às 19h03

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Falência de bancos dos Estados Unidos ainda afetam mercado (Foto: Reprodução)

Falência de dois bancos nos Estados Unidos ainda preocupa mercado americano

A falência de dois grandes bancos nos Estados Unidos mexeu com o mercado e fez algumas iniciativas serem tomadas. Dessa forma, os bancos de varejo agora vão monitorar seus processos internos mais de perto.

Isso se deu após a falência dos bancos Silicon Valley Bank e do Signature. Dessa maneira, os líderes do setor vão criar uma forma de diferenciar instituições sólidas de outras problemáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Definitivamente há otimismo entre os banqueiros, apesar das últimas semanas, mas eles não estão fechando os olhos para o que aconteceu”, disse Lindsey Johnson, presidente-executiva da Associação de Bancos de Varejo (CBA), à Reuters em uma conferência que ocorreu no fim do mês passado.

“Ainda estamos avaliando o que aconteceu e nos certificando de que estamos preparados para o que está por vir e ajudando os consumidores a lidar com isso”, esclareceu Johnson. Ele é presidente da associação que conta com nada menos que 73 bancos, com incentivos na casa dos US$ 15 trilhões em ativos.

Continua após o Veja Também

Veja também

Ele ainda amenizou o ocorrido e alegou que não é necessário tanto alarde: “Parece muito diferente da crise de 2008 e certamente não é tão dramático”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência do Sillicon Valley Bank ainda causa no mercado (Foto: Reprodução)
A falência do Sillicon Valley Bank ainda causa no mercado (Foto: Reprodução)

A FALÊNCIA DOS BANCOS

No final da primeira quinzena de março, o Signature Bank, um dos 100 melhores dos melhores bancos da revista Forbes, simplesmente quebrou.

E dois dias antes, o Silicon Valley Bank, o SVB, conhecido como o “banco das startups”, também sofreu e foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Isso causou alvoroço, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Signature Bank também faliu (Foto: Reprodução)
Signature Bank também faliu (Foto: Reprodução)

O caso do banco SVB é ainda mais grave que o do Singature, uma vez quera era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais.

Segundo o G1, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes e foi fechado.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Falência de Bancos
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.