BOMBA!

Barata no picolé: Fechamento de fábrica de sorvetes nº1 no RJ deixa cariocas abalados com nojeira em 2025

18/03/2025 às 19h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Fábrica fechada - Barata no picolé (Foto: Reprodução)

Fechamento da fábrica de sorvetes nº1 no RJ deixa cariocas abalados ao descobrirem barata dentro do picolé

O fechamento de grande fábrica de sorvetes do Rio de Janeiro em 2025 causou indignação entre os cariocas, não apenas pela perda de um ícone da indústria local, mas também pela descoberta de um episódio que gerou grande repulsa: uma barata encontrada em um picolé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O incidente expôs falhas na fiscalização sanitária e levantou questões sobre a qualidade de produtos consumidos diariamente.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas das informações do UOL, detalha agora fechamento de fábrica no Rio de Janeiro após barata no picolé viralizar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fábrica fechada

A descoberta de uma barata inteira dentro de um picolé provocou o fechamento imediato da fábrica de sorvetes Doce Verão, localizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.

Barata no picolé (Foto: Reprodução)
Barata no picolé (Foto: Reprodução)

O incidente ocorreu quando um banhista filmou o momento em que uma consumidora encontrou o inseto no produto adquirido na Praia do Recreio dos Bandeirantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vídeo, amplamente compartilhado nas redes sociais, acumulou milhões de visualizações, gerando indignação pública e questionamentos sobre a qualidade dos alimentos comercializados nas praias cariocas.

Procon

Em resposta à repercussão, equipes da Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon realizaram uma fiscalização na unidade da Doce Verão.

Fiscais do Procon e da Sedcon durante fiscalização na fábrica da Doce Verão, em Belford Roxo (Foto: Divulgação / Procon-RJ)
Fiscais do Procon e da Sedcon durante fiscalização na fábrica da Doce Verão, em Belford Roxo (Foto: Divulgação / Procon-RJ)

Durante a inspeção, foram identificadas diversas irregularidades sanitárias e estruturais, incluindo:

  • Mofo nas paredes e no teto;
  • Rachaduras nas instalações;
  • Ralos inadequados;
  • Ausência de telas de proteção contra pragas;
  • Além disso, a falta de licença sanitária;
  • E por fim, ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

Devido a essas condições precárias, as autoridades interditaram a fábrica, que só poderá retomar suas atividades após corrigir todas as irregularidades apontadas pelos órgãos competentes.

Fábrica da Doce Verão foi interditada na última quinta-feira (6) (Foto: Divulgação / Procon-RJ)
Fábrica da Doce Verão foi interditada na última quinta-feira (6) (Foto: Divulgação / Procon-RJ)

Importância da fiscalização

Este episódio ressalta a importância da fiscalização rigorosa das condições sanitárias em estabelecimentos alimentícios, especialmente aqueles que atendem ao público em áreas de grande circulação, como as praias.

Por fim, a rápida ação das autoridades foi fundamental para garantir a segurança dos consumidores e a manutenção dos padrões de qualidade exigidos no setor alimentício.

O que fazer se encontrar restos de animais em alimentos?

Quando você encontrar restos de animais em alimentos, é importante adotar as seguintes medidas:

  • Documentar o ocorrido: Registre imagens ou vídeos do alimento contaminado.
  • Preservar o produto: Contudo, duarde o alimento e, se possível, a nota fiscal de compra.
  • Notificar o estabelecimento: Em seguida, comunique o ocorrido ao local onde adquiriu o produto, solicitando esclarecimentos ou compensações.
  • Acionar órgãos competentes: Denuncie a situação ao Procon ou à vigilância sanitária local, que podem investigar a denúncia e aplicar as medidas cabíveis.

Porém, no Brasil, a legislação da Anvisa permite a presença de pequenas quantidades de fragmentos de animais em alimentos processados, desde que dentro dos limites estabelecidos, considerados não prejudiciais à saúde.

CONCLUSÃO 

Por fim, o incidente envolvendo a Doce Verão serve como um alerta para a necessidade contínua de vigilância e responsabilidade na cadeia produtiva de alimentos, visando sempre a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Veja também matéria especial sobre: Falência decretada, fábrica fechada e venda a gigante: O fim de 3 gigantes dos eletrodomésticos no Brasil.

barata
Barata no picolé
Doce Verão
fábrica fechada
picolé
Rio de Janeiro

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.