INTERDIÇÃO!
Baratas e sujeira: ANVISA interdita praça de alimentação de shopping nº1 de Brasília, DF, por nojeira
07/03/2025 às 0h00

Interdição! Anvisa bate o martelo e lacra praça de alimentação de shopping queridinho de Brasília após nojeira; confira os detalhes
É fato dizer que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) se trata de um dos principais órgãos quando o assunto se trata do controle sanitário de alimentos e serviços. Em suma, a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, é fundamental para garantir a segurança dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Papel da ANVISA
Ademais, ir em um restaurante, mercado, praças de alimentação e mais, acaba sendo uma necessidade de todos, situação essa que exige responsabilidade dos ambientes. Todavia, infelizmente, nem sempre as empresas estão em conformidade com isso.
Por conta dessa situação, a ANVISA precisa entrar em cena com o objetivo principal de proteger a saúde dos brasileiros e sempre manter o controle de diversas situações. E por falar nisso, dessa vez o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do G1, da Globo, traz interdição de praça de alimentação de shopping nº1 de Brasília, DF, por nojeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interdição
Segundo a fonte, a Vigilância Sanitária, que cumpre as determinações da ANVISA, interditou a praça de alimentação do ParkShopping, no Guará, no Distrito Federal. Em suma, a situação ocorreu após uma vistoria, por volta das 10h do dia (12/10/2024).

A ação, aliás, veio a ser motivada por “diversas reclamações sobre a presença de insetos (baratas) na praça de alimentação”. “O objeto da reclamação foi parcialmente encontrado resultando na interdição e autuação – com posterior dosimetria de penalidade – de alguns estabelecimentos de alimentação e da praça de alimentação como um todo”, destaca a Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Proibição: 60 remédios populares das 40+ são apreendidos em Salvador, BA, e acende sinal alarmante na ANVISA
● 2 toneladas de carne podre: Interdição contra supermercado popular do RJ liga alerta na ANVISA em 2025
● 400kg de carne no lixo: Interdição da Vigilância Sanitária contra açougue aclamado escandaliza Manaus (AM) em 2025
Nojeira
Na vistoria, os agentes se depararam com baratas no chão e em estabelecimentos da praça. Além disso, os agentes realizaram vistoria em câmaras frias, lixeiras e depósitos.
Vale mencionar que a Vigilância Sanitária fechou três restaurantes: Brasil Vexado, Marietta e O Árabe do Brasil.

Comunicado
Em suma, o Brasil Vexado informou à TV Globo que realizou uma ação de limpeza solicitada pelo shopping e que já retomou as atividades. O estabelecimento também afirmou que está com a documentação em dia.
Por sua vez, o Árabe do Brasil comunicou que insetos não foram encontrados no local. Além disso, o restaurante também veio a ser reaberto, com a justificativa de que o fechamento se deu para organizações internas.
Por fim, o Marietta ressaltou que a loja veio a ser fechada pelos serviços de manutenção feitos após pedidos da vigilância. Da mesma forma que os demais, a situação já está controlada.
Comunicado do ParkShopping
“Vigilância Sanitária esteve na manhã de hoje, 12/09, na Praça de Alimentação do shopping. A administração apresentou toda a documentação solicitada pelo órgão e realizou os procedimentos solicitados. A Praça de Alimentação está liberada para atendimento ao público.”, disse o centro comercial.

Considerações finais
- Em suma, a praça de alimentação do ParkShopping, em Brasília, acabou sendo interditada em 12/10/2024 devido à presença de baratas e más condições de higiene;
- Três restaurantes foram fechados: Brasil Vexado, Marietta e O Árabe do Brasil, mas já retomaram as atividades após limpezas e ajustes;
- O ParkShopping cumpriu as exigências da Vigilância e liberou a praça de alimentação;
- Ademais, a ação foi motivada por reclamações de consumidores.
Veja mais notícias sobre a ANVISA CLICANDO AQUI.
Como fazer uma denúnia para a ANVISA?
Em suma, para fazer uma denúncia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode ser usado o canal Fale com a Ouvidoria.
- Preencha o formulário eletrônico;
- Descreva o facto;
- Detalhe as informações;
- Anexe fotos ou materiais que possam demonstrar os factos relatados.
- Além disso, a Anvisa garante o sigilo da fonte e a proteção do denunciante.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]