Fantástico

BBB22Fantástico

BBB22: Investigação contra crimes de racismo geram apreensão de computadores de quem atacou Douglas Silva

Douglas Silva sofre ataque racista (Foto: Reprodução / Globoplay)
Douglas Silva sofre ataque racista (Foto: Reprodução / Globoplay)

Computadores e celulares de racistas que fizeram ataques contra Douglas Silva do BBB22, são apreendidos e investigação segue a todo vapor

O Fantástico deste domingo, 30 de janeiro, mostrou uma reportagem sobre a ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul no combate ao racismo. As investigações pretendem desmascarar as redes neonazistas que disseminam ódio na Internet contra minorias. Um caso que levantou uma série de investigações mais recentes foi o blog de Aristides Braga que fez ataques racistas contra Douglas Silva, atual confinado do BBB22.

O Fantástico entrevistou, com exclusividade, a delegada Andrea Mattos, atual responsável pelas investigações. A delegada afirmou na entrevista que Aristides Braga, responsável pelos ataques, é um jovem que passa a maior parte do seu tempo em frente ao computador: “São jovens que, na verdade, passam horas e horas na frente do computador, que não têm vida social ativa e se desnudam nesse mundo virtual”, afirmou ela.

+“Acho sujo”, dispara Arthur Aguiar sobre o jogo de Rodrigo Mussi no BBB22: “Acima das relações”

Douglas Silva sofre ataques racistas fora do BBB22 (Foto: Reprodução)
Douglas Silva sofre ataques racistas fora do BBB22 (Foto: Reprodução)

A delegada deixou claro que Aristides Braga, do blog que agiu de racismo contra Douglas Silva, não tem nada a ver com a prisão de Israel Soares, outro racista, mas que eles não integram o mesmo tipo de grupo na Internet. Tanto Israel quanto Aristides fazem parte de grupos extremistas contra diversos tipos de minoria, mas não agem em conjunto. “As ações são individuais, mas é importante marcar que a motivação é a mesma, de homofobia, transfobia, racista, misógina”, declarou a delegada.

Ainda de acordo com a delegada Andrea Mattos, o objetivo da apreensão de ambos, foi o mesmo:  “Foi principalmente recolher aparelhos de celular, computador. Nós enviaremos para perícia para provar é que, de fato, tudo o que foi postado partiu dos dois”, afirmou ela, com investigações ainda em andamento.

+Yasmin Brunet sofre com morte de companheira e faz textão doloroso: “Descanse em paz”

CRIME DE TERRORISMO

Douglas Silva está confinado no reality show do BBB22, mas aqui fora, ele é uma vítima e seu nome está na justiça a seu favor. De acordo com a coluna Patrícia Kogut, do jornal O Globo, os advogados que representam Douglas Silva vão entrar com uma ação para que o suspeito investigado quanto as ameaças racistas seja investigado também por crime de terrorismo.

De acordo com a publicação, existem arquivos que provam que o homem que integra o grupo extremista planejava ataques às minorias próximo das eleições presidenciais. “O que esta pessoa vem manifestando pode ser enquadrado em crime de terrorismo de acordo com a nova lei, já que ele manifesta de forma clara que o grupo tem a intenção de se organizar, em 2022, período de eleição, para cometer atentados e violência contra minorias”, declarou o advogado.

Veja também

VÍDEO YOUTUBE: Ana Maria se revolta ao saber que será trocada na Globo

Quem escreve

Gustavo Melo

Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Para completar, sou um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Um declarado 'SBTista' de coração, assumo que foi Chespirito quem formou meu caráter e bom humor.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários