Banco Central ciente: Serviço essencial tem FIM decretado após quase 40 anos no Bradesco, Itaú e mais

Com o Banco Central ciente, esse serviço essencial teve o fim decretado após quase 40 anos, para o terror do Bradesco e Itaú e seus clientes

01/05/2025 22h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bradesco, Banco do Brasil e Itaú (Foto: Divulgação)

Para a surpresa de clientes do Itaú, Bradesco e mais instituições financeiras, o Banco Central confirmou o encerramento de um serviço essencial após quase 40 anos

Uma decisão do Banco Central surpreendeu os clientes de bancos como Bradesco, Itaú e mais. Afinal, após quase 40 anos, o BC, pois um ponto final em um serviço que era essencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta do avanço da tecnologia, esse serviço, que um dia foi essencial e muito necessário, ficou esquecido. Como resultado, não tinha mais motivos para ele seguir e dessa maneira, encerrou.

O time de especialistas em bancos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Exame, traz agora os bastidores sobre o fim desse serviço popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Banco Central deu a canetada;
  • Dessa maneira, bancos se ajustaram;
  • Além disso, surpreendeu com a decisão;
  • Pix foi o principal culpado.

DECISÃO DO BANCO CENTRAL

Em 29 de fevereiro de 2024, após quase 40 anos de uso, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) foram encerrados pelo Banco Central.

O motivo? A popularização de meios de pagamentos como o pix, tornaram desnecessários o uso desses meios. Dessa maneira, o serviço essencial acabou e com ele, encerrou uma era.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Bancos como Bradesco, Itaú e muitos outros, utilizaram o serviço. Mas, como o pix, eles entenderam que era de esperar que o modelo de pagamento se encerrasse.

Dessa maneira, o pix, que já era popular, se tornou também o meio mais queridinho para transferências rápidas e práticas. Mas, por conta de alguns limites, ele ainda não fez outro modelo se apagado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

​A TED (Transferência Eletrônica Disponível), que permite valores maiores e também para meios formais, ainda é um queridinho. Dessa maneira, é um modelo que ainda resiste. Muitas empresas ainda utilizam em 2025.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, o Banco Central, pois um ponto final no Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC). Após quase 40 anos de história, ambos os modelos saíram de cena. Por conta do pix, eles não eram mais tão utilizados e o BC entendeu que não precisava mais dele.

O PIX SERÁ O PRINCIPAL MEIO DE PAGAMENTO?

Ele já é um meio muito popular, contudo, ainda tem alguns requisitos que fazem com que ele não sirva, como, por exemplo, os limites. Então, se mudar algumas regras, podemos esperar, sim, que ele se torne o principal meio de pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA QUENTINHA ENVOLVENDO O BANCO CENTRAL

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: [email protected] Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.