Colunas Exclusivo Mais destaques

Beijo gay nas novelas da Globo geram discussões e expõem preconceitos

Beijo gay nas novelas da Globo (Foto: Montagem/TV Foco)

Para muitos um beijo gay é um tabu e para outros é normal. Se já acontece na vida real aos montes, seja exposto ou escondido, na dramaturgia brasileira é importante ver histórias que retratam personagens LGBTQ+. E a Globo foi a emissora que mais retratou esse tema em suas novelas.

+ Record anuncia oficialmente a lista completa de A Fazenda 10 com Ana Paula Renault

O mais interessante é que mesmo sendo obras fictícias, sempre que alguma novela mostra um beijo gay ou lésbico a repercussão é imensa. Sendo assim, o TV Foco criou este especial para relembrar os beijos marcantes desses casais especiais. Recentemente, na novela Orgulho e Paixão, a Globo mostrou o primeiro beijo entre Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller). Não estava anunciado pelo autor, Marcos Bernstein, que os dois formariam um casal, esse fato aconteceu ao longo da trama das seis. E sem alarde de forma delicada, o casal conquistou parte do público da trama.

+ Beto descobre que Karola sequestrou Valentim e a confronta: “Eu já sei de tudo” em Segundo Sol

“Assim como os outros casais, a história deles foi construída com muita delicadeza e carinho. A trama do casal fazia sentido ser contada, no contexto de uma novela que fala de amor em várias maneiras. Orgulho e paixão é uma novela que exala isso, o amor em todas as suas formas”, declarou Marcos para a jornalista Carla Bittencourt.

Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovana Grigio) em cena de beijo gay no final de Malhação: Viva a Diferença (Foto: Reprodução/Globo)
Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovana Grigio) em cena de beijo gay no final de Malhação: Viva a Diferença
(Foto: Reprodução/Globo)

No ano passado, na novela O Outro Lado do Paraíso do autor Walcyr Carrasco, os telespectadores viram a formação do casal Cido (Rafael Zulu) e Samuel (Eriberto Leão). Este casal sofreu com diversas críticas porque teve uma relação conturbada e até “cura gay” foi relacionado a eles. No entanto, após algum tempo envolvidos, os atores fizeram uma bonita cena para o beijo do casal gay.

Quando Fernanda Montenegro e Nathália Timberg estiveram em Babilonia e deram um singelo beijo como casal que eram na trama, os telespectadores conservadores fizeram um estardalhaço na época. A Globo foi muito criticada e Fernanda, por sua vez, detonou a homofobia de parcela do público brasileiro.

“Eu mesma pedi ao Gilberto Braga que escrevesse a cena do beijo no primeiro capítulo. Demos um beijinho afetuoso, de amor, sem língua ou qualquer outra coisa. Aí ocorreu aquela rejeição toda, que me surpreendeu. O público ficou chocado porque o beijo foi entre duas velhas. Se fosse entre jovens, ninguém reclamaria”, disse para a Veja em 2017.

+ Por motivo incomum parceiro de Fátima Bernardes a deixa sem graça ao vivo no Encontro da Globo

Na contramão da rejeição ou até mesmo dando sentido as palavras de Fernanda Montenegro, a Globo retratou um amor lésbico e jovem de Samantha (Giovanna Grigio) e Lica (Manoela Aliperti) em Malhação Viva a Diferença. E isso fez duplicar a repercussão de pessoas que não assistiam a trama, mas passaram a ver. As jovens terminaram juntas na trama de Cao Hamburguer e tiveram uma história contada de forma natural.

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics