INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

“Vai começar”: Substituta de Ana Paula Araújo faz anúncio do INSS e decreto que atinge em cheio segurados

Ana Luiza Guimarães, INSS
Substituindo Ana Paula Araújo, Ana Luiza Guimarães deu notícia no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / TV Globo)

Mudança foi aplicada para cortar liberação de pagamentos indevidos no INSS; entenda situação

O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, seguros e outros auxílios. Para atender à demanda, o órgão tem implantado algumas mudanças bastante necessárias.

Uma delas já foi colocada em prática e promete reduzir o número de pagamentos indevidos aos fraudadores. O assunto ganhou repercussão no Bom Dia Brasil, da Globo, na ocasião, apresentado por Ana Luiza Guimarães.

“Depois de um período de testes, o INSS vai começar a usar a inteligência artificial para identificar e combater o uso de atestados médicos falsos. Vender e comprar atestados médicos falsos é crime”, disse a jornalista sobre o novo pente-fino.

INSS
Desde o início de 2024, o INSS teve um reajuste no salário dos beneficiários, além da lista de doenças atualizada (Foto: Agência Brasil)

De acordo com as informações divulgadas na Globo, um robô foi desenvolvido pela Dataprev, que é a empresa vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para fazer uma varredura nos documentos anexados no AtestMed.

Agora, a análise vai cruzar dados, como nome, assinatura do médico e número do CRM, além de identificar o endereço de onde foi enviado o arquivo. No ano passado, quase metade dos atestados emitidos não foi aceita pela instituição, que cortou os benefícios.

Veja também

Em novembro de 2023, houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos de incapacidade temporária em comparação com 2022. Agora, a intenção é que haja ainda mais agilidade para 2024.

INSS
Processo de liberação pode ser facilitado através do aplicativo do Meu INSS (Foto: Previdência Social)

Como solicitar o auxílio-doença do INSS?

Para pedir pelo pagamento, é necessário comprovar a incapacidade de trabalho. No caso previdenciário, é exigido contribuição mínima de 12 meses. Já em casos de acidente, doença profissional ou do trabalho, não é pedido nenhum período de carência.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA