Um dos pagamentos em vigor no programa não terá mais validade a partir do próximo mês
Em junho, o Governo Federal vai suspender um dos ativos disponíveis aos usuários do Bolsa Família. Nesta terça-feira, dia 13, o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou novas informações aos cidadãos auxiliados pela ação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comunicado, o Benefício Extraordinário de Transição será oficialmente descontinuado no próximo mês. Essa medida já estava prevista no Decreto nº 12.064/2024, que havia estabelecido que o pagamento adicional teria caráter temporário.
Para quem não sabe, o BET surgiu em junho de 2023, com o objetivo de conseguir compensar famílias que receberam valores menores no Bolsa Família em comparação ao Auxílio Brasil, do antigo Governo Bolsonaro, até as mudanças da atual gestão de Lula. Atualmente, cerca de 166 mil famílias ainda recebem o auxílio, o que corresponde a apenas 0,8% do total de beneficiários do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que aconteceu?
O Ministério do Desenvolvimento Social justificou que o período de vigência do BET foi definido com base no ciclo de atualização do CadÚnico, que ocorre a cada 24 meses. Com o encerramento do ciclo, o governo considera que o ajuste financeiro não é mais necessário.
Em abril, o Bolsa Família chegou a mais de 20,4 milhões de lares, com um investimento de cerca de R$ 13,7 bilhões. O benefício médio pago foi de R$ 668,73, beneficiando cerca de 53,8 milhões de pessoas, incluindo 16,2 milhões de crianças de até 11 anos e 7,6 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pagamentos acontecem de forma escalonada nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o NIS de cada beneficiário. Neste mês de maio, o calendário segue a partir do dia 19 e o BET ainda cairá na conta normalmente. Em contrapartida, os auxiliados já devem se preparar para a descontinuação.
Conclusão
- Em resumo, o Governo Federal vai suspender o BET em junho;
- O Benefício Extraordinário de Transição existia desde 2023, amparando 166 mil famílias;
- Esse programa surgiu como uma forma de compensação pelo antigo Auxílio Brasil;
- No entanto, de acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, tinha caráter temporário;
- Neste mês de maio, acontecerá o último pagamento do adicional às residências.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o Bolsa Família!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE