SAIBA TUDO!

Valor disparado: Benefício do Governo Federal ‘derruba’ Bolsa Família e paga mais que o dobro de R$ 600

07/06/2025 às 0h00

Imagem PreCarregada
Entenda como funciona o benefício (Foto: Divulgação)

Esse outro auxílio, também promovido pelo Governo Federal, vem ganhando cada vez mais espaço entre os cidadãos em situação de vulnerabilidade

O Bolsa Família ainda lidera como principal programa de transferência de renda no país, mas começa a perder esse posto em diversas regiões. Uma segunda ação do Governo Federal tem se destacado por oferecer valores superiores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com um levantamento da CNN Brasil, o Benefício de Prestação Continuada já movimenta mais recursos públicos em 1.167 cidades. Entre elas, estão capitais como Recife, Campo Grande, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, dados do Ministério do Desenvolvimento Social mostraram que o BPC ganhou força a partir de 2022, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro. A partir da posse de Lula, o número de beneficiários continuou crescendo rapidamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse avanço acelerado também provocou mudanças nas regras de concessão. Este ano, o governo implementou novas exigências, alinhadas à reestruturação previdenciária e ao cenário econômico do país, diante de uma tentativa de organizar as contas.

Em apenas 2 anos, o número de municípios onde o BPC ultrapassou o Bolsa Família em volume de recursos mais que dobrou. Em 2025, o programa já domina os orçamentos de mais de mil prefeituras brasileiras. No entanto, também há certas exigências!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsa Família
Bolsa Família segue como o meio de distribuição de renda do país, mas há ressalvas (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona o Benefício de Prestação Continuada?

Diferente do Bolsa Família, o BPC é operado pelo INSS e não exige contribuições anteriores ao pedido. O valor repassado mensalmente equivale a um salário mínimo, pago integralmente pelo Governo Federal.

O público-alvo também se diferencia. O BPC atende idosos com 65 anos ou mais sem renda e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, com R$ 1.518 por mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dependendo da composição familiar, é possível acumular o BPC com o Bolsa Família. Essa combinação liberada tem objetivo de reforçar a proteção de quem enfrenta maiores dificuldades, garantindo mais estabilidade financeira.

Com esse novo cenário, o BPC ganha protagonismo na política social brasileira. A tendência indica uma reconfiguração no mapa da assistência pública nos próximos anos, com mudança nos cofres públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos, Benefício de Prestação Continuada
O atual Benefício de Prestação Continuada serve para atender aos mais vulneráveis (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, o Bolsa Família pode perder posto de maior canal de distribuição de renda;
  • Este ano, em algumas localidades, o Benefício de Prestação Continuada ocupa mais orçamentos;
  • O BPC, de acordo com a CNN Brasil, já consome mais recursos em 1.167 municípios brasileiros.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios em vigor!

Benefício de Prestação Continuada
Bolsa Família
BPC
Destaque

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.