Colunas Foco na TV

Bizarro: o dia em que Faustão virou repórter do Jornal Nacional e fez piadas absurdas com tragédia

Faustão comentou terremoto que vitimou dezenas de pessoas nos EUA. (Foto: Montagem/Reprodução)
Faustão comentou terremoto que vitimou dezenas de pessoas nos EUA, em 1994. (Foto: Montagem/Reprodução)

Fausto Silva já entra para a história como um dos maiores apresentadores da televisão brasileira. Mesmo que suas habilidades como comunicador já tenham sido questionadas algumas vezes, ele consegue compensar isso com o seu grande carisma, e permanece no ar com o Domingão do Faustão da Globo há 30 anos, tornando o programa um dos mais longevos de todos os tempos.

Antes de alcançar esse feito, Faustão já fez de tudo um pouco na área da comunicação. Iniciou a carreira como repórter no interior de São Paulo com apenas 14 anos; comandou programas no rádio, atuou como repórter de campo no futebol e fez coberturas de casos sérios. O apresentador, no entanto, sempre demonstrou uma veia cômica muito forte, chegando a tentar a sorte até mesmo como humorista.

+ Em 1983, Os Trapalhões fizeram premonição impressionante na Globo e detalhes assustam

O estilo piadista nunca abandonou Faustão, desde a sua estreia como apresentador na televisão, no programa Perdidos da Noite (1984), da Band, até os dias atuais na Globo. Isso contribuiu, inclusive, para ressaltar o seu carisma e conquistar o público de uma forma diferente, rebatendo as críticas e o tornando uma figura irreverente e querida justamente pelo estilo pouco convencional.

Essas características de Faustão são apropriadas para o tipo de programa que ele comanda: um dominical voltado para a família e que sempre apostou em um formato que mistura diversão com entretenimento. Porém, já houve casos em que Faustão apareceu na TV em momentos que exigiam um tom mais sério, e o estilo piadista do apresentador acabou se tornando bastante inconveniente. Um desses casos mais inusitados ocorreu em 1994.

No dia 17 de janeiro daquele ano, uma região da cidade de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, sofreu com um terremoto de magnitude 6.7, com duração de 10 a 20 segundos, por volta das 4h30 (horário local). O desastre provocou a morte de 57 pessoas e deixou mais de 8.700 feridos. A Globo fez uma breve cobertura do caso, que ganhou destaque principalmente na edição daquele dia do Jornal Nacional. E um dos que relataram os momentos de apreensão à reportagem do telejornal foi justamente Faustão.

Alguns estragos provocado pelo terremoto em Los Angeles. (Foto: Montagem/Reprodução)
Alguns estragos provocado pelo terremoto em Los Angeles. (Foto: Montagem/Reprodução)

Por coincidência, o apresentador estava curtindo as férias na cidade americana e saiu ileso da tragédia, mas teve de virar uma espécie de repórter da emissora carioca, cotando tudo o que presenciou com exclusividade. Porém, subvertendo todas as expectativas, Faustão não usou muito da sua antiga experiência na área para tratar desse caso. O apresentador preferiu deixar o tom sério de lado, e em seu relato à reportagem, utilizou o velho estilo cômico e irreverente, soltando diversas piadas sobre o susto que tomou, promovendo um “mini stand-up”, mesmo tratando-se de uma tragédia que vitimou dezenas de pessoas.

+ Em 2004, homem armado invade programa ao vivo da Band e gera pânico

Surpreendentemente, a Globo, mesmo em uma época ainda mais conservadora em relação ao jornalismo do que os tempos atuais, fez questão de exibir o depoimento do seu apresentador com o tom mais descontraído, chegando, inclusive, a anunciar o relato dele com destaque, como parte da uma reportagem que foi ao ar logo na abertura do telejornal — espaço geralmente reservado às notícias mais importantes do dia.

“O apresentador Faustão estava em um hotel em Los Angeles quando tudo começou a balançar. Agora, fora da área de perigo, ele conta o que sentiu”, anunciou o âncora Cid Moreira, após a exibição da primeira parte da reportagem, onde o então repórter Paulo Henrique Amorim relatou o drama das vítimas dessa tragédia no local.

Faustão na reportagem exibida pelo Jornal Nacional. (Foto: Reprodução/YouTube)
Faustão na reportagem exibida pelo Jornal Nacional. (Foto: Reprodução/YouTube)

“Eu acordei e me senti um figurante de um filme do [Steven] Spielberg”, iniciou. “Estava tremendo tudo, a cama, o chão, as cortinas; um barulho terrível. É um panorama assustador, espero que ninguém passe por isso”, continuou.

“Eu já passei por incêndio, já passei por furacão em Miami, mas no caso do terremoto, não tem para onde fugir. Tem algumas regras de segurança, mas nessa hora você se esquece de tudo, até porque, com o meu tamanho, eu ia me esconder onde?”, disparou Faustão, fazendo piada com o seu físico — quando ainda não havia realizado a cirurgia bariátrica (que ocorreu em 2009).

+ Traição e programa com travestis: jogadores famosos, que assim como Neymar, se envolveram em escândalos sexuais

Entre as piadas de Faustão, sobrou até para o ex-jogador Pelé, que na época atuava como comentarista esportivo da Globo, e que também estava presente no local. “Nessa correria toda, a gente foi para a rua, aí a minha mulher falou: ‘Olha quem está aí’. Era o glorioso Pelé! Ele veio correndo, com uma maleta — o dinheiro e o documento ele não esquece nessa hora, não — , bem vestido, mesmo no meio de um terremoto”, relatou o apresentador, bem humorado.

+ Choque e revolta: a história do naufrágio que matou famosa atriz da Globo em pleno Réveillon

“Aí o Pelé me vê e fala: ‘Agora eu sei porque houve terremoto em Los Angeles, você estava aqui’”, contou Faustão, fazendo mais uma piada sobre o seu peso. “Mas, sinceramente, pela primeira vez, em mais de 30 anos, eu vi o Pelé branco!”, completou Faustão, com um sorriso no rosto.

Imediatamente, após a reportagem, o Jornal Nacional cortou para o estúdio, e Cid Moreira teve de se esforçar para manter uma expressão sisuda mesmo com as piadas e o relato surreal de Faustão diante de um assunto sério. No fim das contas, essa se tornou mais uma daquelas pérolas inacreditáveis da televisão brasileira.

Confira o trecho da reportagem com os comentários de Faustão:

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;