ATENÇÃO!

Bloqueio na Caixa, Bradesco e no INSS: Lei do novo RG crava 3 proibições e aterroriza idosos e CLT’s

05/06/2024 às 21h05

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Novo RG tem 3 proibições que aterrorizam idosos - (Foto: Reprodução / Internet)

A notícia caiu como bomba no colo dos idosos que se aterrorizaram com a informação

Quando o assunto se trata de documentação, é sabido por todos que o RG (Registro Geral) foi por décadas o principal documento dos brasileiros. Até hoje, inclusive, ele é usado como uma forma de se identificar.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

No entanto, com o passar dos anos, a credencial passou por uma atualização, onde uma nova lei estabeleceu um novo documento, chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), que foi implementado em agosto de 2022 e apresenta grandes diferenças quando comparada ao modelo anterior.

Todavia, algumas restrições impostas pela nova legislação sobre o RG ou CIN, pode efetuar bloqueio nos serviços da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa situação tem gerado pavor entre os idosos e trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Nova Carteira de Identidade Nacional (Foto: Divulgação/Governo Federal)
Nova Carteira de Identidade Nacional (Foto: Divulgação/Governo Federal)

A Carteira de Identidade Nacional é de fato válida para todo território nacional, eliminando a necessidade de possuir um RG específico para cada estado. A presença de um QR Code na CIN possibilita a verificação da alternidade do documento por qualquer cidadão através de um celular, além de permitir a inclusão da carteira de estudante de forma digital.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A versão digital da CIN disponível no aplicativo do Gov.br facilita a comprovação da Identidade de maneira prática, dispensando a necessidade de portar o documento físico.

Veja também

No entanto, você deve estar se perguntando: “Em que parte os bloqueios nos bancos entram nisso?”. Ocorre que, quando o assunto trata-se de solicitar um empréstimo ou financiamento, é crucial garantir que seu Registro Geral esteja atualizado, conforme o portal Meu ID.

Lei do Superendividamento, Idosos
idosos (Foto: Agência Brasil)

Isso pois, o aumento de segurança contra fraudes de identidade por parte de bancos e instituições contribui significativamente para proteger os dados pessoais dos indivíduos. Essas ações não só fortalecem a segurança das instituições, mas também minimizam a possibilidade de fraudes, evitando que terceiros realizem empréstimos ou financiamentos fraudulentos em nome de terceiros.

A implementação de medidas de segurança eficazes é essencial para garantir a confidenciabilidade e integridade das informações dos clientes.

Ainda, para manter o benefício junto ao INSS, os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida, apresentando a documentação nos bancos o RG com até 10 anos de emissão.

Nova Carteira de Identidade Nacional (Foto:Reprodução/Globo)
Nova Carteira de Identidade Nacional (Foto:Reprodução/Globo)

Como emitir o novo RG?

Para emitir o novo RG, você precisa seguir alguns passos:

Agendar: Acesse o site do seu estado e agende um horário em um posto de identificação.
Documentos: Leve os documentos originais e cópias de: RG atual (se tiver), CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento (ou casamento).
Pagamento: Pague a taxa de emissão no local.
Biometria: No dia agendado, compareça ao posto e faça a coleta de dados biométricos (foto, digitais e assinatura).
Retirada: O novo RG fica pronto em até 10 dias úteis e pode ser retirado no mesmo local ou pelos Correios (com taxa adicional).

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

CIN
RG

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.