O BMG foi multado em R$ 5,1 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça. Segundo a secretaria, o banco cometeu fraudes financeiras como oferta abusiva e contratação de empréstimos consignado com uso indevido de dados pessoais de consumidores idosos.
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Segundo a investigação realizada pelo órgão, os correspondentes bancários faziam o cadastro dos consumidores sem lhes informar que os dados seriam usados para oferta de crédito. Além disso, foi caracterizado assédio e exploração da hipervulnerabilidade de idosos aposentados e pensionistas do INSS.
Na avaliação da Senacon, o BMG não cumpriu seu dever de vigilância e de fiscalização das atividades de seus correspondentes bancários, permitindo que empresas parceiras agissem de forma abusiva, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O banco é o quarto a ser multado pela Senacon, pelo mesmo motivo, em pouco mais de um mês. Os outros foram Cetelem (R$ 4 milhões), Pan (R$ 8,8 milhões) e Itaú (R$ 9,6 milhões).
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