CUIDADO

Bolsa Família bloqueado às pressas: 3 motivos para a suspensão do benefício e o que usuários devem fazer

09/12/2023 às 7h00

Por: Larisse Oliveira
Bolsa Família bloqueado (Foto: Divulgação)

Bolsa Família pode suspender ou bloquear permanentemente benefício por esses motivos

O Bolsa Família ajuda mais de 21 milhões de famílias em todo o Brasil. O maior programa do governo federal exige que o beneficiário tenha uma renda inferior a R$ 218 para poder fazer parte.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Mas, hoje nós temos uma informação para quem já faz parte do programa e pode não está atento as regras. Se você é contemplado pelo benefício, é necessário ter cuidado para não ter o dinheiro bloqueado por conta de uma dessas três situações abaixo:

Veja problemas que podem afetar seu Bolsa Família (Foto: Divulgação)
Veja problemas que podem afetar seu Bolsa Família (Foto: Divulgação)
  • Informações do Cadastro Único desatualizadas há mais de dois anos
  • Divergência com outras bases de dados do governo, principalmente em relação ao valor de renda cadastrado
  • Cancelamento da Regra de Emancipação do antigo Auxílio Brasil.

Vale destacar, que conforme informações do Diário Oficial da União, essas são as três situações que mais fazem beneficiários serem barrados ou suspensos no programa. Se você não quer ser um deles, é necessário está sempre com o cadastro atualizado e ter certeza que faz parte da parcela que está apta para recebimento do programa.

Bolsa Família é um programa social do governo que faz exigências para não ser cortado (Foto: Divulgação)
Bolsa Família é um programa social do governo que faz exigências para não ser cortado (Foto: Divulgação)

O QUE MUDA NO VALE-GÁS?

O Vale-gás é um benefício incluso no programa do bolsa família, que vem deixando a vida do cidadão em situação de vulnerabilidade social, mais tranquila.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Contudo, mesmo que o vale-gás continue em 2024, ele deve passar por algumas mudanças. Vale mencionar que atualmente, o benefício é concedido às famílias de baixa renda, que equivale a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg.

Veja também

Porém, a partir de 2024, o percentual do auxílio será reduzido de 100% para 50%, o que com certeza irá trazer prejuízos as famílias, que precisam do benefício para consumir os alimentos.

A mudança é justificada pelo término do adicional no Vale-Gás, válido exclusivamente para o ano de 2023. A única maneira de o valor integral continuar a ser pago, é se uma nova Medida Provisória (MP) foi homologada.

Vale-gás e bolsa família - Foto: Reprodução
Vale-gás e bolsa família – Foto: Reprodução

🚨 Luto! Detalhes assustadores da morte de Nahim + Davi é flagrado + Tati Machado fora da Globo? 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.