O presidente da República Jair Bolsonaro tem pronto um projeto de lei que prejudica a Globo, que pode perder alguns milhões de reais investidos em publicidade. A mudança atinge o atual modelo de negociação comercial e deve tirar o domínio da emissora sobre a publicidade no país.
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De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o texto do projeto em questão foi escrito sob inspiração de integrantes de agências publicitárias e executivos de concorrentes da Globo e será apresentado ao Congresso em fevereiro pelo deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP).
“O projeto foi entregue a mim e a uma equipe de profissionais com autorização do Jair. Vou apresentar ao presidente e me reunirei com SBT, RedeTV!, TV Record e talvez a Band”, declarou Frota ao jornal.
A prática também esteve em conversas de Bolsonaro. Na última segunda-feira (07), por exemplo, o presidente eleito voltou a criticar a forma como são distribuídas as verbas do governo com publicidade: “Vamos buscar junto ao Parlamento brasileiro a questão do BV. Isso tem de deixar de existir. Eu aprendi há pouco o que é isso e fiquei surpreso e até mesmo assustado”.
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O polêmico BV que Jair Bolsonaro se refere significa Bonificação por Volume e é o alvo do novo projeto que será apresentado por Alexandre Frota.
O BV funciona da seguinte forma: o cliente contrata a agência de publicidade para anunciar seu produto e o veículo de comunicação escolhido paga uma comissão (que gira em torno de 20%) para a agência.
A prática é comum no mercado de publicidade, mas é criticada por alguns publicitários que apontam que nem sempre a verba do cliente é bem aplicada, ou seja: em alguns casos, não são destinadas a meios que teriam melhor resultado, por causa do BV.
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Nos anos de 2017 e 2018, a Globo, que tem cerca de 36% do mercado, recebeu cerca de 50% da verba publicitária do governo. No centro da disputa está o domínio da emissora na publicidade da TV aberta, já que ela leva quase 70% do bolo publicitário – em 2018, a emissora teria faturado R$ 12 bilhões, segundo estimativa.
Procurado pela Folha, Mário D’ Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), declarou: “O BV está sendo tratado como um mito. É uma prática normal, feita por todos, para a qual se dá uma importância absurda. Queremos abrir um canal de comunicação com o novo governo para ensinar como é o dia a dia do mercado. Somos liberais”.
Já a Globo, procurada pela publicação, disse que sua posição sobre o assunto é a mesma da Abap.
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