Emissoras Globo Mais destaques

Bolsonaro quer aprovar projeto que prejudica a Globo

(Foto: Divulgação)
Globo pode perder milhões em publicidade por causa de projeto de Jair Bolsonaro
(Foto: Divulgação)
O presidente da República Jair Bolsonaro tem pronto um projeto de lei que prejudica a Globo, que pode perder alguns milhões de reais investidos em publicidade. A mudança atinge o atual modelo de negociação comercial e deve tirar o domínio da emissora sobre a publicidade no país.

+ Record já tem possível substituto para o horário deixado por Fábio Porchat em 2019

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o texto do projeto em questão foi escrito sob inspiração de integrantes de agências publicitárias e executivos de concorrentes da Globo e será apresentado ao Congresso em fevereiro pelo deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP).

“O projeto foi entregue a mim e a uma equipe de profissionais com autorização do Jair. Vou apresentar ao presidente e me reunirei com SBT, RedeTV!, TV Record e talvez a Band”, declarou Frota ao jornal.

Jair Bolsonaro em passagem pela Globo (Foto: Reprodução)
Jair Bolsonaro durante entrevista ao Jornal Nacional, da Globo
(Foto: Reprodução/Globo)

A prática também esteve em conversas de Bolsonaro. Na última segunda-feira (07), por exemplo, o presidente eleito voltou a criticar a forma como são distribuídas as verbas do governo com publicidade: “Vamos buscar junto ao Parlamento brasileiro a questão do BV. Isso tem de deixar de existir. Eu aprendi há pouco o que é isso e fiquei surpreso e até mesmo assustado”.

+ Após migrar para o entretenimento, Fernanda Gentil fará estreia como atriz

O polêmico BV que Jair Bolsonaro se refere significa Bonificação por Volume e é o alvo do novo projeto que será apresentado por Alexandre Frota.

O BV funciona da seguinte forma: o cliente contrata a agência de publicidade para anunciar seu produto e o veículo de comunicação escolhido paga uma comissão (que gira em torno de 20%) para a agência.

A prática é comum no mercado de publicidade, mas é criticada por alguns publicitários que apontam que nem sempre a verba do cliente é bem aplicada, ou seja: em alguns casos, não são destinadas a meios que teriam melhor resultado, por causa do BV.

+ Participantes do BBB19 são avaliados pelo público segundo seus posicionamentos políticos

Nos anos de 2017 e 2018, a Globo, que tem cerca de 36% do mercado, recebeu cerca de 50% da verba publicitária do governo. No centro da disputa está o domínio da emissora na publicidade da TV aberta, já que ela leva quase 70% do bolo publicitário – em 2018, a emissora teria faturado R$ 12 bilhões, segundo estimativa.

Procurado pela Folha, Mário D’ Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), declarou: “O BV está sendo tratado como um mito. É uma prática normal, feita por todos, para a qual se dá uma importância absurda. Queremos abrir um canal de comunicação com o novo governo para ensinar como é o dia a dia do mercado. Somos liberais”.

Já a Globo, procurada pela publicação, disse que sua posição sobre o assunto é a mesma da Abap.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA