Audiência da TV Globo Jair Bolsonaro

Bolsonaro tenta derrubar Globo, mas audiência do Jornal Nacional cresce e bate recorde em meses

Globo, Bolsonaro e seus ministros vivem em pé de guerra (Foto: Montagem)
Globo, Bolsonaro e seus ministros vivem em pé de guerra (Foto: Montagem)

Globo atinge boa audiência com o Jornal Nacional mesmo com polêmica envolvendo Bolsonaro que ameaçou a emissora e gerou revolta entre os apoiadores do político.

Em meio à guerra com a Globo, Bolsonaro chegou a ameaçar a emissora com a possível não renovação da concessão se o processo não estiver “enxuto”. A polêmica declaração aconteceu após uma reportagem do Jornal Nacional citar o nome dele em uma investigação do caso Marielle Franco.

Nesse sentido, a audiência do telejornal vem aumentando nos últimos meses embora haja os ataques do presidente que possui vários apoiadores. Na semana passada, por exemplo, obteve seu melhor índice no Ibope desde o final de agosto. No PNT (Painel Nacional de TV), o JN atingiu uma média de 30,6 pontos entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro (cada ponto do Kantar Ibope equivale a 248.647 domicílios).

Sendo assim, foi a primeira vez que o jornalístico ultrapassou os 30 pontos desde a última semana de agosto. O média semanal só não ficou superior a média de 19 e 25 de agosto, quando o telejornal atingiu 31,8 pontos.

Após os ataques ao canal, emissora respondeu ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um nota divulgada. Isso porque, o político disse em live que emissora faz “patifaria” e fica “infernizando sua vida”. Foi uma reaação a uma reportagem do Jornal Nacional, que citou o nome do presidente na investigação do caso Marielle Franco.

No comunicado da emissora foi dito que “não fez patifaria nem canalhice”, mas sim “jornalismo com seriedade e responsabilidade”. O canal ainda disse que “o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro”.

Antes disso, Bolsonaro contou que “não perseguirá” a Globo, mas a renovação da concessão em 2022 dependerá se o processo estiver “enxuto”. Em resposta a essa declaração, o canal informou que “não poderia esperar do presidente outra atitude” e que “há 54 anos, jamais deixou de cumprir suas obrigações”.

É válido lembrar que Jornal Nacional, que chegou à média de 30,6 pontos, ficou somente atrás da novela A Dona do Pedaço, com 39 pontos na contagem de domicílios. Já em relação aos dados relativos ao alcance individual, o JN ficou na frente da trama das 21h.

Nesse modelo diferente de contagem, o instituto considera o percentual de pessoas diferentes que foram atingidas pelo programa, mostrando “A Dona do Pedaço” com 48,6 pontos, contra 48,9 do Jornal Nacional. Cada ponto representa a 693.786 indivíduos alcançados, cerca de 200 mil mais telespectadores alcançados que o folhetim.

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional (Foto: Reprodução)
William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional que teve aumento na audiência (Foto: Reprodução)

TV Foco no Youtube

Amor de Mãe

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics