Globo

Globo

Bomba! Globo pretende dar fim definitivo em novelas das seis e ressuscitar horário das oito

Globo está pensando em dar fim ao horário de novela das seis (Foto: Reprodução)
Globo está pensando em dar fim ao horário de novela das seis (Foto: Reprodução)

Globo pode adotar mudança radical em sua grade noturna

Uma bomba envolvendo a TV Globo foi divulgada. O canal carioca está avaliando a possibilidade de colocar de forma definitiva um fim em seu horário de novelas das seis.

E ao mesmo tempo a emissora estuda ressuscitar o seu horário de novela no horário das oito. A mudança, segundo informa o NaTelinha, está bem encaminha na emissora da família Saad e é baseada em uma ampla pesquisa de comportamento social e mercado.

A estratégia busca aumentar o faturamento do canal e uma melhor performance na audiência. Ainda de acordo com o que foi apurado, a Globo está também analisando puxar as reprises do Vale a Pena Ver de Novo para a faixa das seis.

Desde fevereiro, O Clone passou a ser exibida no espaço deixado por Malhação e a audiência da trama está agradando.

Semana passada, por exemplo, a novela de autoria de Glória Perez marcou 17,4 pontos de média, apenas 2,4 abaixo do atual folhetim das seis, Além da Ilusão.

Veja também

Na nova possível programação que está sendo montada pela Globo, após a sessão do Vale a Pena Ver de Novo, entraria mais cedo os jornais locais, seguidos da novela das sete, Jornal Nacional, novela das oito e novela das nove.

Assim, a previsão é que o Jornal Nacional passe a deixar a programação da Globo por volta das 20h30 e 20h40.

De forma oficial, a última novela das oito do canal foi Passione, em 2010, de Silvio de Abreu. Em 2011, após inúmeras mexidas na grade, as novelas começaram a serem exibidas após às 21h e ganharam o título de novela das nove. A primeira foi Insensato Coração.

Em pesquisas encomendadas pela Globo, entre os principais pontos que validam o fim da faixa das seis e a recriação da novela das oito é financeiro.

TABELA COMERCIAL

Na tabela comercial de abril, um anúncio de 30 segundos exibido no horário de Além da Ilusão custa em média, sem descontos, 410 mil reais.

Já em Pantanal esse valor mais que sobre e gira em torno de 887 mil. Sendo assim, com a mudança, o canal pode incrementar seu faturamento no horário nobre, mantendo praticamente os mesmos custos.

Já para o Vale a Pena Ver de Novo sendo exibido mais tarde, o valor cobrado para os anunciantes nos intervalos pode sofrer reajustes e ter uma lucratividade próxima de uma trama inédita das seis.

O estudo ainda aponta mudanças comportamentais no telespectador. Quando foram criados os folhetins das 18h, em 1971, com Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, o perfil do público era diferente.

Atualmente as mulheres, target principal do horário, desempenham funções importantes no mercado de trabalho e as pessoas passaram a chegar em casa mais tarde, diferente daquela época.

Ao ser procurada, a Globo negou o fim da faixa das seis e a volta da novela das oito.

Além da Ilusão pode ser uma das últimas novelas da Globo no horário das seis (Foto: Reprodução/Globo)
Além da Ilusão pode ser uma das últimas novelas da Globo no horário das seis (Foto: Reprodução/Globo)

VÍDEO YOUTUBE: Reviravolta! Ana Maria é cortada na Globo + Fim do SBT com baixa audiência

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários