BOMBA

BOMBA para idosos 70+, proibição e lei de trânsito em vigor: 4 mudanças da CNH chegam aos motoristas em 2024


4 mudanças da CNH chegam aos motoristas em 2024 (Foto: Reprodução/ Internet)

Fique atento! 4 mudanças na carteira de motorista chega aos brasileiros em 2024

Todo motorista sabe que o documento mais importante para eles é a Carteira Nacional de Habilitação. Sem ela, aqueles que dirigem estão cometendo uma infração e caso forem pegos pagarão uma multa bem cara. Hoje vamos falar sobre algumas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na CNH que afetam até mesmo os idosos 70+.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dessa forma, a lei 14.599 está oficialmente em vigor desde julho do ano passado e trouxe algumas mudanças na CNH. Ela traz algumas obrigações necessárias aos motoristas e uma delas é bastante urgente, cravada aos motorista de diversas categorias. Além de uma nova bomba para os idosos com 70 anos ou mais.

Para tirar esse documento, não é nada barato. Em algumas localidades, o documento chega a custar até R$ 2,5 mil, somente na categoria B, dos veículos de quatro rodas. Por isso, é de grande importância que os motoristas estejam sempre atentos as alterações do CTB e nas novas leis. Confira a seguir quais são as 4 mudanças na CNH.

Carteira Nacional de Habilitação CNH (Foto: Reprodução/ Internet)
Carteira Nacional de Habilitação CNH (Foto: Reprodução/ Internet)
  • Exame psicológico obrigatório para todos os condutores: A avaliação feita por médicos e psicólogos peritos será obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Os iniciantes ou aqueles que estão renovando a CNH.
  • Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Agora, a exigência faz parte da avaliação inicial para obter a CNH e periódica para validar o documento. O público-alvo são os condutores das categorias C, D e E, que devem fazer o exame a cada 2 anos e 6 meses.
  • Mudanças no prazo de renovação: Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Com as mudanças, a substituição da CNH será a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 70 e 3 anos aos que já passam dessa idade.
  • Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os condutores do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. O Detran deve ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.

Como tirar CNH de graça?

Os estados de: São Paulo, Minas, Distrito Federal, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Santa Catarina e Paraná oferecem a CNH Social.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


CNH Social (Reprodução/Internet)
CNH Social (Reprodução/Internet)

O projeto é regional e serve para que os cidadãos possam ter acesso facilitado a autoescolas. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran de sua localidade, conferir se o local que você mora possui a disponibilidade do programa e se inscrever conforme as vagas abertas.

Veja também

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br