William Bonner

Bonner e Renata Vasconcellos, após serem acusados de fugirem da polícia, recebem sentença final: ‘Cadeia’

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional desta quarta- feira, na Globo (Foto: Divulgação)
William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional na Globo (Foto: Divulgação)

William Bonner e Renata Vasconcellos receberam decisão da Justiça

Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, receberam uma ótima notícia da Justiça em processo que chocou o país.

É que na última sexta- feira, 08 de janeiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro decidiu arquivar o inquérito que estava sendo movido por Flávio Bolsonaro contra os apresentadores.

+Datena dá cortada em Catia Fonseca, leva sermão e não se segura com o que diz: “Não vai fazer merchan hein”

Pra quem não lembra, Renata e William Bonner foram acusados de cometer um crime durante exibição do telejornal da emissora carioca. Logo depois, os jornalistas chegaram a intimados a prestar depoimento em uma polícia no Rio de Janeiro sobre o suposto crime de desobediência judicial.

O caso é referente ao escândalo que ficou conhecido como “rachadinhas” e que envolve o gabinete do atual senador Flávio Bolsonaro quando ele ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Em setembro do ano passado, a Justiça do Rio de Janeiro proibiu que a Globo divulgasse documentos relacionados ao caso. Mas, em novembro, durante o Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos anunciaram que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) tomou a decisão de pedir a cassação do cargo de senador de Flávio Bolsonaro após as acusações.

+Sandra Annenberg, em demissão da Globo, tem prazer exposto e verdade é escancarada de vez: “Argasmo”

Depois disso, os advogados do filho de Jair Bolsonaro entraram com uma nova denúncia contra os apresentadores do Jornal Nacional, os acusando de desobediência da ordem de não citar o caso na TV aberta. Os jornalistas ainda foram intimados, mas não compareceram na delegacia. Na época, os dois estavam de férias do Jornal Nacional e apoiadores da família Bolsonaro os criticaram. “Mereciam cadeia”, disse um. “Jornal da desinformação”, acusou outro.

Renata Vasconcellos, William Bonner
Renata Vasconcellos e William Bonner na bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução / TV Globo)

Justiça toma decisão

Mas, apesar da tentativa, Bonner e Renata foram livrados do processo. Segundo o site O Antagonista, o O Ministério Público entendeu que “a conduta atribuída aos jornalistas, nem de longe, violou ordenamento jurídico-penal, nem tampouco constituiu abuso no direito de liberdade de expressão”.

Ainda na decisão, foi destacado que a última decisão contra William Bonner e Renata Vasconcellos “limitava a liberdade de informar somente na fase investigatória, durante a tramitação do procedimento investigatório criminal, e não na fase judicial da persecutio criminis in judicio, com o oferecimento da denúncia perante o Tribunal de Justiça”.

+Sasha assume relação com mulher, vê segredos sendos expostos e máscara cai: “Dar uns tapas”

O Ministério Público ainda continuou em sua decisão: “A exibição jornalística de denúncia criminal, sobretudo quando versa sobre o fato atribuído a agente político do Estado, constitui exercício regular de direito assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil”.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Aloizio Júnior

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.