CHOCANTE!

Fim de uma era: BR e Shell fazem à limpa em 3 mil postos de gasolina com o fim duplo de redes no Brasil

05/07/2024 às 11h41

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Shell e BR (Fotos: Reproduções / May James / Reuters / Internet)

BR e Shell conseguiram mais de 3 mil postos de gasolinas e garantiram o fim duplo de redes no Brasil nos últimos anos

Não é novidade que a Shell e o BR são uma das principais marcas. Nos últimos anos, as marcas fizeram à limpa em 3 mil postos de gasolina, que garantiu o fim duplo de redes rivais no país.

Nesta sexta-feira, 05, iremos relembrar as aquisições das empresas e até o fim de duas redes rivais no Brasil, a Esso e Agip.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca Esso chegou ao Brasil em 1912, que ficou conhecida por ser uma das primeiras a realizar propagandas na televisão. Uma das propagandas mais conhecidas era do famoso trige, com o slogan “ponha um tigre no seu carro”.

No ano de 1999, a EXXON, uma empresa multinacional de petróleo, se fundiu com a Mobil formando a ExxonMobil, que administrava as operações da Esso. Porém, no ano de 2008, a Cosan comprou os ativos da marca.

Continua após o Veja Também

Veja também

Pouco tempo depois, no ano de 2011, a Shell realizou a fusão com a Cosan. Desse modo, a Raízen, antiga controladora da rede, fechou os postos da marca Esso no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal UOL, após o fechamento do negócios, os mais de 1.700 postos Esso tiveram três anos para adotar a bandeira Shell. Aos poucos, a mudança ocorreu e custou R$ 130 milhões à Raízen.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

No ano de 2005, a BR Distribuidora, do grupo Petrobras, encerrou o processo de reestruturação da AGIP e GLP, após nove meses da compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Valor Econômico, os ativos lubrificantes e combustíveis da AGIP foram absorvidos pela BR, enquanto os ativos de GLP permaneceram na Liquigás, que se tornou uma subsidiária integral da BR.

Na época, a rede e 1.540 postos tiveram a bandeira trocada em três anos. “Deixamos o negócio de GLP com seus com custos isolados e suprimento separado no primeiro momento para dar mais conforto à concorrência, que temia que a BR colocasse produtos mais baratos e ganhasse mercado. Queremos mostrar que nunca fizemos isso e não é agora que vamos começar”, afirmou o presidente do BR na época.

Desse modo, a rede de postos Agip, que pertence à ENI, deixou o mercado brasileiro em 2008. Seus postos foram adquiridos pela Petrobras e convertidos para a marca BR.

QUANDO A SHELL FOI FUNDADA?

Por fim, a Shell tornou-se uma das maiores empresas do ramo de combustível. Mas, poucos sabem do nascimento da empresa.

De acordo com o portal oficial, a Shell foi fundada em Londre, em 1897, como uma pequena empresa comercial.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Shell
Giovana Misson

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.