Decreto do Banco Central atinge bancos como o Bradesco, Itaú e muitos outros com 5 isenções para salvar trabalhadores
Para aqueles que não sabem, o Banco Central se trata de uma das principais autarquias quando o assunto se refere ao financeiro. Ademais, o órgão possui a função de gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o BC ainda supervisiona bancos como a Caixa, Bradesco, Itaú e outros. Aliás, a autarquia emitiu um comunicado sobre essas companhias financeiras se tratando de nada menos que 5 isenções em contas populares.
Isenções para salvar trabalhadores
Em síntese, o Banco Central comunicou os 5 serviços que os bancos como a Caixa, Bradesco e outros, não podem cobrar pelo serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Fornecimento de cartão magnético, exceto nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros casos onde a instituição não pode ser responsabilizada;
- Até cinco saques, por evento de crédito;
- Acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa;
- Fornecimento, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos com a movimentação da conta nos últimos 30 dias;
- Manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.
Cobranças que não são isentas
Todavia, além de isenções, o Banco Central ainda destaca outras dívidas que não possuem gratuidade. Ademais, como exemplo disso, podemos citar a realização de TED/DOC.
Mas, apesar da cobrança, os bancos acabam sendo obrigados a divulgar nas dependências ou páginas na internet, todas as tarifas cobradas e os respectivos serviços.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- O Banco Central anunciou cinco serviços que bancos não podem cobrar em contas populares;
- Fornecimento do primeiro cartão magnético (exceto casos de reposição por perda ou dano);
- Até cinco saques por evento de crédito;
- Duas consultas mensais de saldo em terminais ou guichês;
- Dois extratos mensais com movimentação dos últimos 30 dias;
- Manutenção da conta mesmo sem movimentação.
- A medida visa proteger trabalhadores de custos essenciais em contas bancárias básicas.
Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.
Afinal, para que serve o Banco Central?
Em suma, o BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE