Conheça a lista de doenças que garantem a solicitação da aposentadoria imediata e ganhe o seu benefício do INSS ainda hoje!
Como muitos já sabem, para solicitar a aposentadoria do INSS é necessário cumprir uma série de regras que exigem tempo de contribuição e uma idade mínima.
No entanto, de acordo com a Previdência Social, existem muitos casos que as regras se tornam não obrigatórias devido a condição de saúde do cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, segurados que possuem alguma doença grave podem solicitar a aposentadoria por invalidez, sem ter que seguir as regras de idade e contribuição.
Contudo, a liberação do benefício imediato depende da avaliação de um médico perito do INSS e também de uma carência mínima de 12 meses.
Com isso, assim que a perícia comprovar a incapacidade permanente do cidadão, ele poderá dar início a solicitação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que não é qualquer doença que dá o acesso a aposentadoria antecipada, inclusive, o órgão previdenciário instituiu uma lista de doenças que se encaixam na modalidade.
Lista de doenças que garantem a Aposentadoria por Invalidez
- Alienação mental
- Cardiopatia grave
- Cegueira
- Contaminação por radiação
- Doença de Parkinson
- Espondiloartrose anquilosante
- Hanseníase
- Hepatopatia grave
- Nefropatia grave
- Neoplasia maligna (câncer)
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
- Tuberculose ativa
Conclusões finais
A aposentadoria por invalidez garante proteção aos segurados que enfrentam doenças graves, dispensando as regras comuns de idade e contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a concessão do benefício depende da perícia médica do INSS, que avalia a incapacidade permanente do cidadão.
Por isso, é essencial verificar os critérios e a lista de doenças reconhecidas pelo órgão para garantir o direito ao benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando começa o pagamento do INSS em fevereiro?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de fevereiro ele terá início a partir do dia 24, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.