Café com larvas: Denúncia contra popular n°1 levanta alerta da ANVISA

14/05/2025 às 7h01

Imagem PreCarregada
Café com larvas em hospital popular liga alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/)

Um caso registrado ainda em janeiro de 2024, um vídeo gravado por um funcionário do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, no norte de Goiás, reacendeu a preocupação com as condições sanitárias em instituições públicas de saúde e ligou o alerta da ANVISA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque uma gravação mostra larvas vivas no café com leite servido aos colaboradores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal da unidade, o que causou grande choque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larvas presente no café com leite (Foto Reprodução/Montagem/TV Anhanguera/Globo)
Larvas presente no café com leite (Foto Reprodução/Montagem/TV Anhanguera/Globo)

Sendo assim, com base em informações expostas pelo G1, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco traz todo o cenário e as medidas tomadas abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mostra o vídeo?

  • Um funcionário — que, na época, pediu anonimato — gravou as imagens na copa usada pelos trabalhadores do hospital.
  • No vídeo, é possível ver claramente larvas se movendo dentro da bebida que, segundo ele, a equipe recebeu no café da manhã.
  • Ele registrou o flagrante cerca de duas semanas antes de a TV Anhanguera divulgar o caso, em 31 de janeiro de 2024.

Defesa do hospital

A direção do HCN classificou o caso como “pontual” e afirmou, em nota enviada ao portal mencionado, que recolheu a garrafa térmica imediatamente após identificar o problema.

A administração também alegou que as larvas estavam na parte externa da tampa do recipiente e não chegaram a contaminar o líquido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O hospital ressaltou ainda que a garrafa não é utilizada pelos pacientes, apenas pelos funcionários da UTI.

Além disso, o setor de Nutrição e Dietética da unidade garantiu seguir “rigorosamente todos os protocolos de boas práticas nutricionais e normas sanitárias” para garantir a segurança dos alimentos oferecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que o caso levanta o alerta da ANVISA?

Apesar de ter se passado mais de um ano do ocorrido, o caso levanta o alerta da ANVISA quanto à necessidade de uma fiscalização rigorosa nos estabelecimentos, ainda mais em hospitais onde as pessoas apresentam maior vulnerabilidade.

Mesmo porque, apesar de pontual, esse não foi um caso isolado na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meses anteriores, residentes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) denunciaram a presença de larvas, carrapatos e até mesmo carne estragada nas refeições.

Também houve registros de baratas, lâminas e outros objetos indesejados em alimentos servidos no Restaurante Universitário da instituição.

Ou seja, essas ocorrências apontam para um padrão de negligência ou falhas estruturais na fiscalização e execução dos serviços de alimentação em instituições públicas do estado, o que pede por uma atenção maior dos órgãos fiscalizadores como a ANVISA e Vigilância Sanitária.

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN)
Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) se defendeu e disse ter sido algo pontual (Foto Reprodução/Internet)

Íntegra da nota do HCN

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) esclarece que foi um caso pontual ocorrido há duas semanas na copa dos colaboradores da UTI da unidade.

Importante observar que a garrafa térmica não é utilizada pelos pacientes do hospital e foi recolhida imediatamente pela equipe ao identificarem o problema. Após averiguarem a situação, foi constatado que as larvas estavam na parte externa da tampa da garrafa e a mesma foi encaminhada para higienização.

O HCN ressalta que este foi um fato isolado e que todas as medidas foram tomadas para resolvê-lo.

A equipe de Nutrição e Dietética do HCN segue rigorosamente todos osprotocolos de boas práticas nutricionais e normas sanitárias, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes.

Qual é a situação atual do HCN?

Atualmente, o HCN mantém suas atividades normais.

Mesmo porque, a direção reorganizou os procedimentos de higienização nas copas e reafirmou o compromisso com as boas práticas sanitárias.

Conforme mencionado acima, a garrafa envolvida no episódio foi substituída e, até o momento, o hospital não sofreu sanções administrativas.

Por mais que o caso tenha se resolvido, levanta alerta da ANVISA quanto a uma fiscalização mais rigorosa em ambientes como hospitais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva)
Por mais que o caso tenha se resolvido, levanta alerta da ANVISA quanto a uma fiscalização mais rigorosa em ambientes como hospitais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva)

Conclusão:

Em suma, o episódio no HCN escancarou, mais uma vez, a vulnerabilidade que algumas estruturas públicas podem ter quando se trata de segurança alimentar.

A resposta rápida do hospital minimizou danos imediatos, mas não afasta o sinal de alerta.

Casos semelhantes mostram que o problema não é pontual, e sim recorrente.

Por fim, a vigilância deve ser constante, e a prevenção, sistemática. Afinal de contas, a saúde se protege também pela boca. Mas, para saber sobre mais interdições como essa envolvendo a ANVISA, clique aqui*.

Anvisa
café
Café com larvas
cafeteria
contaminação
larvas

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.