Caged: Brasil mantém ritmo e cria 316.580 vagas de emprego formal em julho


O Brasil criou 316.580 vagas de emprego formal no mês de julhoshutterstock

O Brasil criou 316.580 vagas de emprego formal no mês de julho. Com esse resultado, o país somou e 1.848.304 e postos nos sete primeiros meses do ano.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho. Esta é a primeira divulgação dos dados com a nova pasta, recriada no começo de agosto e comandada por Onyx Lorenzoni.

O mercado de trabalho formal vem registrando forte recuperação desde julho de 2020 – a exceção foi dezembro, que teve saldo negativo. No primeiro semestre, o país registrou criação de 1,5 milhão de novos postos, com destaque para a recuperação dos setores de serviço e comércio.

O avanço na criação de postos de trabalho no mercado formal reflete a melhoria da atividade econômica, mas também é uma consequência do programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em julho, havia 1,9 milhão de trabalhadores com estabilidade por acordos firmados ainda em 2020, de acordo com dados do governo. O programa foi reeditado em 2021 e voltou a valer no final do mês de abril e até esta quinta, último dia de vigência do programa, já haviam sido firmados 3,2 milhões de acordos.

Você viu?

Caged X Pnad

O resultado do Caged segue contrastando com o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE. Os dados, divulgados na quarta-feira, apontam que a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,7% no trimestre encerrado em abril, mantendo o maior nível da série histórica iniciada em 2012. O número de desempregados chegou a 14,8 milhões.

A Pnad considera vagas formais e informais, e apresenta dados trimestrais. Já as informações do Caged refletem números mensais apenas de empregos formais.

Enquanto a pesquisa do IBGE investiga todos os tipos de ocupação, nos mercados formal e informal, além de empresários e funcionários públicos, o Caged só considera aqueles que trabalham com carteira de trabalho assinada.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA