Adeus avassalador de 2 estações populares no metrô do Rio de Janeiro é anunciado e choca cariocas em plena era Eduardo Paes
Diariamente, milhões de pessoas dependem do transporte público para chegar no trabalho ou em outros locais desejados. Além disso, é importante mencionar que um dos locais mais populares se trata do metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, infelizmente, a degradação de algumas estações acaba culminando em um adeus avassalador das mesmas. Prova disso é que, o fim devastador de 2 estações no metrô do Rio de Janeiro chega como uma bomba e o prefeito Eduardo Paes está ciente disso.
Diante da situação, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto envolvendo os locais que estão caindo aos pedaços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de uma era no metrô do RJ
Inaugurado em 1979, o Metrô Rio está prestes a completar 5 décadas de funcionamento e segue sendo um dos transportes mais utilizados pelos cariocas. Apesar da expansão na Cidade Maravilhosa (apelido do RJ), poucos sabem que nela existem duas estações secretas, que nunca tiveram suas obras finalizadas e hoje estão completamente paradas, sem uso.
Estação fantasma
Em suma, a mais antiga das estações é uma localizada na Carioca. Hoje, já existe uma outra estação no local, mas, a plataforma atualmente inutilizada, fica 15 metros abaixo da parada atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo era que essa estação, recebesse, nos anos 1980 e 1990, passageiros e vagões da Linha 2. Todavia, por falta de recurso, a obra paralisou e dessa forma ficou, até mesmo durante os 3 mandatos de Eduardo Paes.
Logo, as Linhas 1 e 2 passaram a ter plataformas na única estação do Largo da Carioca que teve uso de fato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+1 estação abandonada
Por sua vez, a segunda estação se trata da localizada em Botafogo, Zona Sul, próximo ao Shopping Rio Sul. No local, deveria funcionar a Morro de São João. Todavia, ela veio a ser mais uma plataforma que virou fantasma.
O ano era 1988 e, a Promon Engenharia criou um estudo para construção da estação São João, possibilitando o acesso ao centro comercial Rio Sul. Nos anos seguintes, tanto o Shopping Rio Sul quanto moradores da região, lutaram com unhas e dentes para a estação ser utilizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. Todavia, dois anos depois, em 2009, um abaixo-assinado pedindo a construção da estação com 20 mil assinaturas acabou sendo entregue ao Governo do Estado. Mas, a mesma segue sem funcionar até hoje.
Considerações finais
- Duas estações fantasmas do Metrô Rio permanecem abandonadas há décadas, mesmo com demanda popular por sua utilização;
- Em suma, a estação subterrânea da Carioca (15m abaixo da atual) foi projetada nos anos 1980 para a Linha 2, mas nunca concluída por falta de recursos;
- Além dela, a estação Morro de São João em Botafogo, planejada desde 1988 para integrar o Shopping Rio Sul, teve abaixo-assinado com 20 mil assinaturas em 2009 sem resultados;
- Ambas as estações sobrevivem como estruturas inacabadas.
Veja mais notícias sobre o transporte público CLICANDO AQUI.
Qual é o valor do metrô no Rio de Janeiro?
Em suma, a passagem de metrô no Rio de Janeiro custa R$ 7,90. O valor representa o aumento da tarifa de R$ 7,50, que era vigente anteriormente. Ademais, esse aumento acabou sendo autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp).