EM BOA HORA!

Melhor que o 14º salário: CAIXA confirma valor extra garantido e já disponível na conta de CLTs hoje (10)

10/07/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Valor extra é liberado à lista de CLTS em julho (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/CAIXA)

Caixa Econômica Federal garante um novo saque extra direcionado a milhares de trabalhadores CLT, muito melhor que o 14º salário, para salvar o orçamento em JULHO

E milhares de trabalhadores sob o regime CLT estão sendo contemplados com um novo saque, confirmado pela Caixa Econômica Federal, e valores já estão disponíveis na conta ainda hoje (10)

Isso porque, desde o dia 15 de fevereiro deste ano de 2024, a CAIXA tem liberado o PIS visto como um abono bem melhor que o 14º salário e que tem salvado e muito o orçamento desses mesmos cidadãos todos os meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque esse extra pode chegar a um salário mínimo vigente ( R$1412 reais) a mais, o que chega como um grande alívio nas contas e abre uma série de possibilidades.

Conforme até já mencionamos em matérias anteriores, a liberação do saque ocorre de acordo com as respectivas datas de aniversário do trabalhador.

Continua após o Veja Também

Veja também

Inclusive, de acordo com o portal G1, os aniversariantes de julho e agosto já estão recebendo o valor na conta desde o dia 17/06.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, no próximo dia 15/07 a sexta parcela será liberada a milhares de CLTs que fazem aniversário nos meses de setembro e outubro.

Vale informar que, enquanto a Caixa é responsável pelo repasse dos valores direcionados a trabalhadores de carteira assinada (CLT), o Banco do Brasil repassa o mesmo valor a milhares de servidores públicos do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por dentro do benefício

Ainda de acordo com o G1, em suma, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (PASEP) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base (2022) e receberam até dois salários-mínimos por mês.

Inclusive, diferente dos anos anteriores a 2024, agora o calendário de pagamento foi unificado, ou seja, tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. 

Porém, em medida emergencial, o Rio Grande do Sul tem antecipado os créditos dos benefícios para os nascidos de julho a dezembro, devido à situação de calamidade que como muitos sabem assolou o estado.

O pagamento ocorre automaticamente, não sendo necessária manifestação ou solicitação por parte do beneficiário.

Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono neste ano, segundo o Ministério do Trabalho, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.

Veja abaixo as demais datas de pagamento dos respectivos meses:

Nascidos em Julho e Agosto: 17/06/2024 (VIGENTE)
Nascidos em Setembro e Outubro 15/07/2024 (EM BREVE)
Nascidos em Novembro e Dezembro 15/08/2024

MAS ATENÇÃO! Os pagamentos ficarão disponíveis até o dia 27 de dezembro, após esse período o valor é recolhido e volta para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Nesse caso, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.

Já quanto aos valores, eles são proporcionais aos meses trabalhados, sendo que o valor máximo pode chegar a um salário mínimo, que como mencionamos está na casa dos R$1.412,00:

Veja a tabela abaixo:

Tabela de pagamentos Pis/Pasep

Como fazer o saque do PIS/PASEP?

Para fazer o saque do PIS pelos canais da Caixa Econômica Federal você vai precisar:

  1. Baixar o aplicativo Caixa Tem;
  2. Acessar o aplicativo com CPF e senha previamente cadastrados;
  3. Marque a opção “Não sou um robô”;
  4. Na lista de serviços, selecione a opção “abono salarial”;
  5. Confira a disponibilidade do valor;
  6. Para sacar bastar realizar a transferência via Pix ou pagamento de boleto.

Presencial:

O titular da conta precisará levar a uma agência da CAIXA, um documento de identificação oficial com foto e solicitar o saque.

Confira os documentos permitidos:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação (modelo novo);
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

Nas lotéricas, só é possível sacar o PIS com o Cartão Cidadão e senha. No entanto, caso o titular só tenha a identidade, ele só consegue fazer esse saque em uma agência da Caixa.

Já fazer o saque do PASEP pelos canais do Banco do Brasil você vai precisar:

  • Acessar o site do Banco do Brasil para consultar se possuem abono a receber.
  • Para os correntistas da instituição, o crédito do valor é realizado de forma direta em conta corrente ou poupança.

Os clientes dos demais bancos podem encaminhar o valor via transferência eletrônica (TED) para conta de sua titularidade por meio do Portal de Serviços para o Cidadão, utilizando o login do Gov.br, com conta prata ou ouro.

Na plataforma, o usuário deve clicar em “Receber abono salarial” e informar os dados pessoais.

Para quem tem dificuldade de acesso à internet, outra opção consiste em sacar o benefício nas agências do Banco do Brasil, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

14º Salário
Abono salarial
Caixa
CLT
PIS
trabalhadores
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.