Atenção

R$60 bilhões: Caixa faz exigência ao Banco Central para liberação histórica que atinge em cheio a poupança


Caixa faz exigência para o Banco do Brasil que atinge a poupança (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Caixa Econômica Federal pede ao Banco Central uma liberação que atinge a poupança

A Caixa Econômica Federal acaba de fazer uma exigência ao Banco Central com medida que atinge em cheio a poupança. Em caso de aprovação, mais de 60 bilhões de reais estarão em jogo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A instituição financeira é responsável pelo pagamento de diversos benefícios do governo, por se tratar de um banco público. Portanto, todos deves estar sempre atentos nos alertas emitidos por eles, para não perder nenhuma novidade.

De acordo com o portal ‘O Tempo’, a Caixa Econômica Federal pediu para o Banco Central que reduza o recolhimento compulsório sobre recursos de depósitos de 20% para 15%.

Caixa Econômica
Caixa Econômica faz pedido importante – (Foto: Getty Images)

Essa mudança está em análise do governo e segundo o Estadão, essa redução de apenas 5% significa R$60 bilhões a mais para o banco conceder crédito imobiliário.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Mudança atinge a poupança

Vale lembrar que qualquer mudança passa pelo Banco Central e também pela aprovação do Conselho Monetário Nacional. Portanto, ainda não houve nenhum avanço sobre essa proposta da instituição financeira.

Veja também

Banco Central emitiu comunicado importante sobre a conta poupança (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Central emitiu comunicado importante sobre a conta poupança (Foto: Reprodução/ Internet)

A redução do recolhimento compulsório sobre recursos de depósitos injetaria liquidez na economia, o que atinge em cheio a taxa de juros. Portanto, sempre quando há uma movimentação na taxa de juros, os rendimentos da poupança de alternam.

Além disso, atinge em cheio também o crédito imobiliário, que nesse caso a Caixa segue batendo recordes. Em 2023 fechou com mais de 184 bilhões de reais em empréstimos, o maior volume de sua história.

Portanto, se tiver uma injeção ainda maior na liquidez, os valores tendem a aumentar e quem sabe ultrapassar a casa dos 100 bilhões de reais.

A poupança da Caixa é uma das mais tradicionais (Reprodução: Montagem TV Foco)
A poupança da Caixa é uma das mais tradicionais (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Caixa Econômica Federal conta com quantos clientes?

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira com o maior número de clientes do Brasil, já que os números superam os 150 milhões de usuários.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: