Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

R$8,4M em dívidas e calote aos funcionários: Falência de supermercado deixa donas de casa aos prantos

Supermercado tem falência decretada após se afundar em dívidas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

Supermercado tem falência decretada após se afundar em dívidas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

Falência de uma rede de supermercado é confirmada após calote bilionário e dívidas impagáveis

E a falência de uma conhecida rede de supermercados em Campo Grande, foi decretada em agosto de 2024, após a empresa dar um calote em credores e acumular dívidas superiores a R$ 8,4 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do Mercado Soares, que infelizmente após uma tentativa frustrada de recuperação judicial, acabou deixando bancos, fornecedores e órgãos públicos sem receber valores devidos.

Sendo assim, a equipe de economia do TV Foco, com base em informações do portal Campo Grande News, traz abaixo mais detalhes sobre o que levou a rede à falência e a proporção de suas dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento rápido, mas com gestão financeira desastrosa

Supermercados Soares (Foto: Reprodução/Internet)

Tentativa frustrada de recuperação judicial

Em setembro de 2023, a rede solicitou recuperação judicial na tentativa de reverter o cenário, mas não apresentou um plano viável para pagar as dívidas.

Diante disso, o juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva decretou a falência em julho de 2024, evidenciando que o calote dado pela empresa foi determinante para o colapso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Massa falida revela ativos insuficientes para cobrir calote bilionário

Após a falência, a perícia judicial constatou que os bens da empresa não eram suficientes para cobrir todas as dívidas, além disso, alguns fatores dificultaram ainda mais esse ressarcimento, como:

A Justiça também abriu processos contra os avalistas Aparecida Soares Onofre e Marcelo Queiroz Onofre, mas a recuperação dos valores pode levar anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercado Soares acabou tendo sua falência decretada em julho de 2024 (Foto: Reprodução / Internet)

Quais eram os credores do Mercado Soares?

Entre os credores prejudicados pelo calote estão bancos, fornecedores, órgãos públicos e ex-funcionários:

Ainda de acordo com o portal, um caso emblemático envolveu uma consumidora que comprou uma moto da rede, sem saber que a empresa estava falida; ao tentar regularizar o veículo em 2025, foi impedida por um bloqueio judicial imposto para garantir o pagamento dos credores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao procurar declarações da empresa sobre esse fim, as mesmas não foram encontradas. Além disso, de acordo com a reportagem, ao tentar entrar em contato com a mesma, não obtiveram retorno.

Mas, o espaço segue em aberto.

Supermercado Soares deixou um rastro de dívidas para trás (Foto:/ Reprodução/SCD)

Conclusão:

A falência do Mercado Soares, marcada por um calote bilionário e a incapacidade de pagar credores, demonstra os riscos de uma expansão sem controle e gestão transparente.

Credores e trabalhadores enfrentam uma longa batalha para tentar recuperar seus valores.

Por fim, o caso serve de alerta quanto a importância de práticas empresariais responsáveis e fiscalização rigorosa para evitar novas fraudes financeiras. Mas, para mais informações sobre casos de falências e situações de crise, acesse aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile