O QUE ROLOU?!

Calote de R$1B, fim de 343 lojas e venda: Rede de supermercados tão popular quanto o Atacadão tem 3 viradas

13/01/2025 às 15h20

Por: Lennita Lee
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Supermercado tão popular quanto o Atacadão passa por 3 viradas e deixa clientes em choque (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Rede gigante de supermercado, uma das mais populares, passa por três viradas no Brasil e consumidores ficam em choque com a situação

Desde meados de março de 2024, uma das maiores redes de supermercados atuando no Brasil e tão popular quanto o Atacadão, passa por três viradas impactantes.

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Estamos falando da Rede dos Supermercados Dia, que passou por uma grave crise financeira que mudou drasticamente o panorama de suas operações no país.

A seguir, a equipe do TV Foco, a partir de informações do G1 e Estadão, destaca os três principais acontecimentos que marcaram essa trajetória turbulenta:

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  • Calote de 1 bilhão;
  • Fechamento de 343 lojas;
  • Reestruturação e venda.
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O supermercado Dia ainda passa por processo de Recuperação Judicial no Brasil(Foto Reprodução/Montagem /Tv Foco)

1. Dívida de R$ 1 bilhão e fechamento de 343 lojas:

Em 21 de março de 2024, a rede de Supermercados Dia, com origem na Espanha e presente no Brasil desde 2001, solicitou a recuperação judicial, alegando resultados financeiros consistentemente negativos:

  • O calote/dívida acumulada foi registrada na época em R$ 1,1 bilhão.
  • Este anúncio veio após a decisão de encerrar as operações de 343 lojas e três centros de distribuição no Brasil, reduzindo drasticamente sua presença fora do estado de São Paulo.

Entretanto, a empresa justificou a medida, argumentando que buscava concentrar seus esforços em regiões mais rentáveis por conta da:

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  • Inflação de alimentos;
  • Forte concorrência com atacarejos como o Atacadão, Assaí e mais.
  • Guerra de preços para atrair clientes.

Sendo assim, o Dia manteve apenas 244 lojas em SP, abrangendo capital, grande SP e cidades como Santos.

Cerca de 50% dessas lojas estão operando sob o modelo de franquias, reforçando a estratégia de proximidade que a rede sempre adotou.

Atacadão e Assaí (Reprodução - Internet)
Concorrência com o Atacadão e Assaí foi um dos motivos apontados pela rede (Foto: Reprodução/Montagem/Internet)

Na época, o Dia Brasil ainda prometeu buscar novas soluções para sua operação no Brasil.

A decisão foi apoiada pela avaliação de que: “A concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e reduzir custos” – Disse a rede na época.

2. Venda das operações no Brasil

Em 31 de maio de 2024, o Grupo Dia anunciou a venda de suas operações no Brasil para a gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, pertencente ao Banco Master, pelo valor simbólico de 100 euros.

MAS ATENÇÃO! Apesar da venda, as lojas continuam operando normalmente, e a empresa espanhola transferiu 39 milhões de euros para a unidade brasileira antes de concluir o negócio.

Além disso, a empresa tomou essa decisão como parte de uma estratégia maior para reduzir sua dívida e focar em mercados mais lucrativos, como Espanha e Argentina.

O CFO Guillaume Marie Didier explicou a escolha:

“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade”.

A companhia, mais uma vez, confirmou que destinaria recursos para mercados estratégicos como Argentina e Espanha.

3. Reestruturação e foco no estado de São Paulo

Por fim, em setembro de 2023, após a venda da rede aqui no Brasil, o foco passou a ser a reestruturação das operações no estado de São Paulo, onde a rede concentra sua maior rentabilidade.

Um plano de reforma foi lançado, com investimento de cerca de R$ 20 milhões, para renovar as lojas e padronizar a experiência de compra. Entre as mudanças implementadas, destacaram-se:

  • Manutenção do centro de distribuição em Osasco;
  • Reformas para melhoria das fachadas e iluminação das lojas;
  • Novos carrinhos, cestinhas e reorganização de gôndolas para melhorar a experiência do cliente;
  • Abastecimento diário das lojas para garantir produtos frescos e reduzir rupturas.

Declarações:

De acordo com o CEO do Dia Brasil, Fábio Farina, a escolha de manter 244 lojas foi estratégica e baseada em seu histórico de rentabilidade positiva. Ele declarou:

“O conceito de proximidade com atenção especial ao frescor em nossos produtos é exatamente o nosso mote.” A ideia era que a gente montasse um tamanho de Dia totalmente focado e dedicado à proximidade e à oferta de itens frescos, com abastecimento diário das lojas.”

Além disso, desde a implementação do plano, a empresa já reduziu perdas totais de R$ 70 milhões em janeiro de 2024 para R$ 7 milhões em setembro de 2024, registrando os primeiros lucros operacionais em anos.

Farina ainda destacou: “A escolha por essas lojas foi cirúrgica e estamos obtendo resultados positivos e crescentes mês a mês.”

Outro ponto é que a marca própria “A Melhor a Cada Dia“, com mais de mil itens, continua sendo um pilar da estratégia, oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos. Farina comentou:

“Testamos 100% das amostras em um laboratório de qualidade. Também buscamos trazer os melhores produtos de outros países. Temos geleia da Argentina, macarrão da Itália, azeite extravirgem português, com preços que chegam a custar a metade dos concorrentes. E esse acaba sendo um diferencial nosso.”

Processos:

Com a previsão inicial da conclusão do plano de reestruturação, para meados de outubro de 2024, a rede Dia planejou se reposicionar no mercado brasileiro como referência em mercados de proximidade.

As reformas nas lojas e a renovação da experiência do cliente foram vistas como passos fundamentais para atrair novamente a confiança dos consumidores.

Farina concluiu: “O nosso foco é permitir que o cliente consiga resolver tudo no Dia, desde uma compra programada até aquela compra emergencial, com qualidade, bom preço e frescor. Estamos reformando as lojas para que nossos clientes vejam um ambiente renovado, com frescor e qualidade.”

Como está a situação do Supermercado Dia em 2025 no Brasil?

Apesar dos desafios enfrentados, a história do Dia no Brasil ainda não chegou ao fim. A empresa busca retomar o crescimento com um modelo mais enxuto, eficiente e voltado para as necessidades do consumidor local.

Inclusive, neste ano de 2025, o supermercado Dia no Brasil está sob o controle do fundo de investimentos Arila, ligado ao empresário Nelson Tanure

Aliás, o fundo foi autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a adquirir a rede de supermercados Dia Brasil do fundo Lyra II, ainda em dezembro de 2025.

Por fim, a expectativa é que o plano de recuperação judicial do Dia deva ser concluído em 2025, para que a varejista seja estabilizada.

Sob nova gestão, Dia destinou R$ 20 milhões para modernização e reestruturação de unidades (Foto Reprodução/S//A+)

Considerações finais:

  • Em suma, o Supermercado Dia, gigante do varejo, passou por uma profunda crise em 2024, culminando em um pedido de recuperação judicial e o fechamento de diversas lojas.
  • Além disso, a rede ainda vendeu as suas operações no Brasil.
  • Por fim, após uma reestruturação e mudança de foco para o estado de São Paulo, a rede ainda busca se reerguer, apostando em um modelo de proximidade e preços competitivos.

Mas, para saber mais sobre essas histórias de falências, retomadas e muito mais, clique aqui*.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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