Celebridades Globo

Crise? Camila Pitanga puxa fila de grandes estrelas demitidas pela Globo e levanta mistério sombrio

Camila Pitanga, Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine estão entre os atores que deixaram a Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)
Camila Pitanga, Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine estão entre os atores que deixaram a Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)

Camila Pitanga é mais uma grande estrela que perde seu contrato fixo e de exclusividade com a Globo

Até o início dos anos 2000, a Globo tinha uma política bastante rígida e conservadora em relação aos seus contratados e à concorrência. Era considerado um grande tabu que estrelas de outros canais pisassem na emissora carioca, e dessa forma, a Globo fazia de tudo para manter os seus principais artistas, mesmo sem novos trabalhos em vista para eles, apenas para não liberá-los para os concorrentes.

Os tempos são outros, mas diante desse histórico rigoroso da Globo, surge como surpresa a “debandada” de artistas de peso da emissora que perderam o seu contrato fixo e de exclusividade, podendo transitar e até assinar com concorrentes sem nenhum impedimento.

+ Esposa de Leonardo, Poliana Rocha, flagra cantor com a boca na botija e chupando sem dó em público: “Horrível”

+ Fátima Bernardes tem crise ao vivo, passa mal no meio do programa e revela grave doença: “Corpo começou a dar sinais”

+ Valdemiro Santiago arruína junto com Igreja, vai à público expor falência e decreta decadência: “Vão quebrar, fim”

Em outras épocas, era quase impensável que a emissora poderia abrir mão de nomes como os de Xuxa, Maitê Proença, Marco Pigossi, Bruna Marquezine e Bruno Gagliasso. Mas foi exatamente isso que o ocorreu.

Esses artistas fazem parte de uma vasta lista de dispensa do canal nos últimos anos — por dispensa, entende-se apenas o fim dos contratos fixos e de exclusividade desses nomes, mas que não impendem que eles voltem a participar de futuros projetos na emissora.

Nesta sexta-feira (19), por exemplo, foi a vez de Camila Pitanga entrar para essa lista. Até pouco tempo, a atriz era um nome disputado para estrelar novelas do horário nobre da Globo, mas perdeu o seu contrato fixo após 27 anos.

Marco Pigossi deixou a Globo para estrelar série da Netflix. (Foto: Divulgação)
Marco Pigossi deixou a Globo para estrelar série da Netflix. (Foto: Divulgação)

MISTÉRIO

Essa saída de Camila Pitanga da Globo reforça um mistério: afinal, porque está ocorrendo essa “debandada” de estrelas? Por parte da emissora, a resposta parece óbvia: a Globo precisou deixar essa proposta conservadora e “orgulhosa” de lado em virtude da crise.  Desde 2014, a emissora passou a intensificar a nova política de contratos por obra a fim de priorizar o corte de gastos.

Por parte dos artistas, como no caso de Marcos Pigossi e Bruno Gagliasso, que até chegaram a receber uma proposta de renovação, mas recusaram, a resposta se dá através da liberdade.

Nos últimos anos, a Record aumentou o investimento em sua teledramaturgia, surgindo como uma boa alternativa para os atores. Além disso, as estrelas também mostram um certo esgotamento ao fazerem novelas, e com o crescimento do mercado de séries e a chegada forte de serviços de streaming no Brasil, como a Netflix, surge mais uma boa opção para eles, enxergando que agora “existe vida” fora da Globo.

No caso do próprio marco Pigossi e Bruno Gagliasso, aliás, a justificativa foi justamente essa: eles recusaram uma renovação da Globo por já estarem cansados das novelas e com a perspectiva de protagonizarem novas séries na Netflix.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.