Emissoras MixTV MTV

Canais para o público jovem deixam a TV aberta

Jovens perdem espaço na TV aberta

O público infantil têm sofrido cada vez mais com a falta de programas dedicados a eles. A Globo colocou a “TV Globinho” apenas aos sábados para dar lugar ao “Encontro”. A emissora alegou que a atração tinha pouco retorno comercial.

A Record exibe o mesmo desenho há anos, o “Pica Pau”, que vai ao ar apenas aos finais de semana.

O “Bom Dia & Cia” segue firme e forte na grade do SBT, mas só não saiu do ar ainda porque Silvio Santos não deixa, pois grande parte dos diretores querem que uma revista eletrônica ocupe seu lugar.

A Band exibe o “Band Kids” nas suas manhãs, mas a criançada não dá muita atenção, o programa não tem boa audiência.

Já  a RedeTV! extinguiu quase que completamente os desenhos da sua grade, restando apenas o “Jhonny Test” aos domingos, apenas no sinal HD. A TV Cultura é a única que ainda investe uma grande parte da programação para este público.

Mix TV é a próxima a deixar a TV Aberta
Mix TV é a próxima a deixar a TV Aberta

Com as crianças sendo deixadas de lado pelas principais redes, o público jovem agora é o alvo. A última emissora desse gênero que cobre boa parte do Brasil, está prestes a ir para TV fechada. Trata-se da Mix TV, que ente 2012 e 2013 investiu em novos programas e apresentadores, como Kéfera Buchmann, Maurício Cid, Karina Bacchi, Letícia Wiermann (filha do Datena), entre outros. Infelizmente a audiência não correspondeu aos investimentos e a Mix acabou demitindo boa parte deles, extinguiu os programas e alugou boa parte da grade.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DVvvDDGItho[/youtube]

Outra emissora que fez parte da vida dos jovens foi a PlayTV. A emissora entrou no ar em 2006, substituindo a Rede 21. O canal era fruto  de uma parceria entre a  TV Bandeirantes e a empresa Gamecorp. Em pouco tempo a PlayTV conquistou muitos telespectadores e logo nos primeiros meses venceu a concorrente, MTV. Os programas de maior sucesso eram o “Disparada”, “Combo Fala + Joga”, “Playhit”, “Game Zone”, e a sessão de animes “Otacraze”.

PlayTV fez história em 2006 e chegou a vencer a MTV na audiência

Luiza Gottschalk e Luciano Amaral eram  as estrelas do canal, a primeira apresentava diversos programas, como o “Vale 10”, “Vale 20”, e o “Combo”. Já Luciano costumava comandar atrações sobre games. A PlayTV saiu do ar em julho de 2008, quando a Band rompeu o contrato com a  Gamecorp, previsto para durar 10 anos. Sem saída, o canal tomou seu rumo na TV Paga poucos meses depois.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=4Zau8JL1Lgs[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lE2XJiUVy4c[/youtube]

Por fim, a MTV, a mais velha emissora dedicada ao público jovem entrou no ar em 20 de outubro de 1990, com a exibição do clipe Garota de Ipanema por Marina Lima. Um dos programas de maior sucesso do canal foi o “Disk MTV”. Os telespectadores podiam ligar para pedir seu clipe preferido. Em seu time de apresentadores, que eram chamados de “VJ”, a emissora já teve Zeca Camargo, Marcos Mion, Marcelo Adnet, Sarah Oliveira, Cazé Peçanha, Fernanda Lima, Astrid Fontenelle, entre outros.

Emissora dedicadas ao público jovem migram para TV fechada
Emissora dedicadas ao público jovem migram para TV fechada

Em agosto de 2008 o canal entrou no ar nas parabólicas, garantindo cobertura em todo Brasil e sem custo algum. Com problemas financeiros e baixa audiência, a MTV mudou diversas vezes a sua grade de programação, estreou novidades que não deram certo, e desistiu de vez no dia 30 de setembro de 2013, quando o Grupo Abril devolveu o marca “MTV” para sua dona (VIACOM) que manteve o canal musical apenas na TV Paga.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fw9LQYCa6NA[/youtube]

Agora com a saída da MIX TV da TV Aberta, quem quiser ver vídeo clipe terá que migrar para TV Paga, ou ver tudo na hora que bem entender pela internet.

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics