COMUNICADO

“Cancelamento da aposentadoria”: INSS emite comunicado geral com 3 alertas de BLOQUEIO do pagamento em vigor


Comunicado do INSS (Foto: Reprodução / Pronatec)

Uma notícia aterrorizante deixa os aposentados preocupados. Sendo assim, o INSS emitiu um comunicado geral com 3 alertas de bloqueio do pagamento em vigor.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Afinal, em algumas situações pode ocorrer o bloqueio do pagamento. Devido às mudanças nas regras no ano passado, várias formas passaram a contar como prova de vida.

SAIBA MAIS! Valor disparado e aumento de 15%: Novo pagamento no INSS é anunciado para 1,5 milhão de CPFs a partir de abril

Dessa forma, o simples acesso ao aplicativo Meu INSS já garante a operação. Realizar empréstimos consignados ou receber pagamentos de benefício com reconhecimento biométrico também contam.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Para não arriscar perder o benefício, é importante também estar com a vacinação em dia, fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), votar em eleições e realizar cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública também são tarefas consideradas como provas de vida.

Veja também

O fato é que o INSS conta com 39,5 milhões de beneficiários que recebem desde aposentadorias até auxílios concedidos decorrente de algum fator que faça com que o segurado pare de exercer sua profissão temporariamente.

Sendo assim, o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou em eu site oficial do portal GOV, outros 3 alertas que podem fazer com que o pagamento seja bloqueado ou até mesmo ocorra o “Cancelamento da aposentadoria”.

Nova lei do INSS chega e aposentados podem ter 50% de desconto em produto (Foto: Reprodução/ Internet)
Aposentados e logo do INSS (Foto: Reprodução / Canva / Gov)

QUAIS SÃO OS 3 ALERTAS?

Erros no cadastro: No momento do cadastro no Meu INSS, é importante ficar em alerta e revisar todos os dados fornecidos para que estejam de acordo para que não tenha problemas com o recebimento do benefício.

Documentação: A emissão ou renovar documentos como RG, carteira de trabalho e passaporte e declarar o Imposto de Renda (IR) são atos que também valem como comprovação. Assim, também podendo fazer a comprovação pessoalmente, indo em uma agência da Previdência Social ou a um banco portando documento de identificação com foto.

Benefício suspenso ou cancelado: O benefício do segurado pode ser suspenso devido a uma série de motivos como ausência de informações, ou até uma perícia obrigatória que não foi realizada. O cancelamento ocorre quando o segurado falece e, no caso do benefício por incapacidade, quando o segurado volta ou começa a trabalhar.

A ideia é ter mais uma agência do programa no estado do Rio de Janeiro (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)
Fachada da Previdência Social (Foto: Reprodução / INSS)

QUANDO COMEÇA O PAGAMENTO DO INSS EM ABRIL?

Como todos estão acostumados, a liberação é de acordo com o valor que os segurados recebem. Estão divididos entre aqueles que ganham até um salário mínimo e os que recebem mais de R$1.412. Além disso, o final do NIS também é de extrema importância.

O pagamento neste mês e abril terá início na próxima quarta-feira (24). Aqueles que ganham até um salário mínimo e com o NIS terminado em 1 estarão aptos a receberem o valor. A partir de 02 de maio é para quem recebe mais de um salário mínimo.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br