O Governador Tarcísio de Freitas cravou uma canetada triunfal e que chega para trazer o fim de uma era em linha queridinha em São Paulo
Sem sombra de dúvidas, o metrô é um dos meios de transporte público mais usados pelos brasileiros. Acontece que, milhões de trabalhadores e muitos outros cidadãos, se deslocam diariamente no sistema de condução para chegar no local desejado e conseguindo driblar o trânsito das grandes cidades, como é o caso de SP.
E por falar no meio de locomoção , dessa vez iremos tratar de uma canetada do Governador Tarcísio de Freitas ao metrô de São Paulo, chegando para trazer fim de uma era em linha mais popular e que atinge até a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Acontece que, de acordo com o portal ‘Poder360’ o chefe de estado planeja fazer um leilão da linha-1 Azul do Metrô paulista no próximo ano de 2025. O intuito é fazer a concessão do trecho, que corta a capital paulista de norte a sul, em um pacote com uma nova linha de metrô a ser construída pela empresa vencedora da aquisição.
“A ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20”, destacou Tarcísio de Freitas, no último dia (08) de abril de 2024, durante evento que marcou o início dos estudos para a construção da estação ABC da Linha 10-Turquesa da CPTM.
O grande objetivo é de que o projeto da linha 20-Rosa do Metrô ligue a capital ao ABC paulista, conectando a região da Lapa até Santo André. Vale dizer que, o governador não deu maiores detalhes a respeito do custo atual do empreendimento e muito menos do investimento total na concessão.
Quando falamos no sistema metroviário paulista, podemos dizer que a linha 1-Azul é a mais antiga e uma das principais do segmento. Chamada originalmente de Linha Norte-Sul, ela liga as estações Tucuruvi a Jabaquara. Em tese, essa se trata de nada menos que a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada em 1974.
Leia também
É importante enfatizar que, Tarcísio ainda disse que o governo estuda outras concessões à iniciativa privada para o que chamou de uma ‘repotencialização’ do transporte público sobre trilhos em São Paulo.
“A gente está tratando, estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de Metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19”, relatou o Governador.

Pioneira do Metrô, a Linha 1-Azul (Foto: Agência Brasil)

CPTM (Foto Reprodução/ ANPTrilhos)

Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução/ Cleiby Trevisan)
Qual é a diferença entre trem e metrô?
As distinções se dão pela velocidade, distância entre as estações e outra série de questões técnicas. Trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros, segundo o ‘Estadão’.
Tópicos nesse artigo:
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a <a href="https://www.otvfoco.com.br/sala-gigante-cozinha-de-luxo-e-hidro-patricia-vive-nesta-mansao/">vida dos famosos</a> e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br



