Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CONFIRA!

Carne podre, denúncia e decreto da Anvisa: Vigilância Sanitária interdita às pressas 3 pizzarias famosas

09/08/2024 às 19h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Vigilância Sanitária interdita 3 pizzarias famosas (Foto: Reprodução/ Internet)

A Vigilância Sanitária, em cumprimento as ordens da Anvisa, decretou a interdição de 3 pizzarias famosas. Os locais foram fechados as pressas após denúncias por diversas infrações sanitárias. Confira todos os detalhes

No ano passado, a Vigilância Sanitária de diferentes cidades acabarem precisando interditar 3 pizzarias muito amadas nos locais. Isso porque, em cumprimento das ordens da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), postas em resoluções e portarias da autarquia, os órgãos tiveram que fechar os estabelecimentos que se mostravam cometendo infrações sanitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Praticamente todo mundo ama pizza, e muitos gostam de comer nos próprios estabelecimentos, se livrando um pouco do delivery. Sendo assim, é válido ressaltar a importância da ação da Vigilância Sanitária nesses casos onde os estabelecimentos não cumprem as regras de higiene e estrutura dos locais, visto a preservação da segurança e saúde da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, confira o caso das 3 pizzarias interditadas pela Visa

1 – Pizzaria com carnes estragadas no local

Segundo o ‘G1’, após inspeção realizada no dia 23 de novembro de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió, em cumprimento dos decretos de fiscalização da Anvisa, apreendeu 80 kg de alimentos vencidos em uma pizzaria no bairro Cidade Universitária. O local apresentava ainda ambiente insalubre, falta de higiene e alimentos guardados de forma incorreta.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, alimentos como carne bovina, queijo, bacon e maionese estragados foram retirados do estabelecimento. A pizzaria foi interditada pela fiscalização. No entanto, poderia voltar a funcionar se regularizasse a situação em até 90 dias. Na época, recebeu uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 19 mil, o valor varia conforme as irregularidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse local, identificamos inúmeras irregularidades que vinham colocando em risco a saúde dos maceioenses e tivemos que interditar. Agora, o proprietário vai precisar corrigir sua forma de trabalhar para, só então, reabrir seu negócio”, disse Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária.

Como a matéria exposta pelo ‘G1’ não especificou o nome da pizzaria, não há certeza de que o estabelecimento tenha voltado ou não ao funcionamento. Mas como explicamos, bastava que a pizzaria se regularizasse diante das infrações sanitárias. Além de efetuar o pagamento da multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária cumpre as regras da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
A Vigilância Sanitária cumpre as regras da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

2 – O restaurante Parmê foi lacrado pela fiscalização

Já no dia 7 de dezembro de 2023, e acordo com as informações do portal ‘O Dia’, a Polícia Civil e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) precisaram interditar o restaurante Parmê, do Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte do Rio após serem identificadas uma série de infrações que descumprem as regras impostas pela Anvisa.

Na ocasião, os agentes fiscalizadores encontraram cerca de 100kg de produtos impróprios para o consumo. Havia frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada. A comida era preparada em situação precária.

Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos sujos e equipamentos engordurados. Segundo o ‘UOL’, o gerente do estabelecimento foi preso em flagrante pela Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo. As equipes de vigilância identificaram que a comida era estocada em situação precária, com ratos e baratas transitando pelo local.

Conforme as informações divulgadas pela ‘CNN Brasil’, o gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo. Destacando que a pena nesse caso varia de 2 a 5 anos de prisão. A motivação do órgão fiscalizador da Anvisa, se deu através de denúncias por meio do Disque Denúncia.

Na época, o Norte Shopping informou, que, colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para voltar a funcionar. No entanto, o restaurante não se pronunciou sobre o caso, porém, em casos assim, o estabelecimento só pode voltar a funcionar após seguir todas as adequações.

O Parmê

A história da Parmê iniciou em 1972, no bairro de Vila Isabel. Um lugar bem simples, com apenas 5 funcionários. No entanto, as massas e pizzas do restaurante rapidamente se tornaram um sucesso na redondeza, acrescido do bom atendimento, assim se expandindo. Vale dizer que, a empresa sempre preza pelo melhor para os seus clientes.

3 – Pizzaria fechada no Rio após denúncias

Por fim, em abril de 2023, segundo o ‘Terceira Via’, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, interditou uma pizzaria, no bairro Parque Turf Club, no município do Rio de Janeiro, devido a graves infrações às normas de higiene estabelecidas pelos órgãos de inspeção sanitárias.

A Visa fez uma série de observações onde a pizzaria estava atuando de forma totalmente irregular, indo contra as regras da Anvisa quanto a segurança alimentar. No local foram encontrados armazenamento de alimentos de forma inadequada, manipulação de maneira incorreta, níveis insuficientes de higiene, além disso:

  • o local não tinha ligação da rede de abastecimento de água (uso de poço artesiano);
  • armazenamento abundante de farinha de trigo fora da data de validade; e
  • também, foram encontrados outros alimentos fora da validade.

Na época, a fiscalização apreendeu aproximadamente 1.600 kg de alimentos considerados impróprios para o consumo humano. Sendo assim, o órgão interditou o local que teve de fechar as portas até que a situação fosse regularizada. Segundo Vera Cardoso, assessora chefe da Vigilância Sanitária, na época, foi determinado que o proprietário da pizzaria cumprisse uma série de exigências para conseguir reabrir o estabelecimento.

Vale dizer que, o nome do estabelecimento não foi divulgado pelo órgão fiscalizador. Dessa forma, não foram encontradas mais atualização sobre a situação. Também não foram encontradas declarações ou notas de esclarecimento por parte da Pizzaria. Portanto, não há como descrever precisamente a situação atual do empreendimento.

O que a Anvisa fiscaliza?

É dever do órgão regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Por conta disso, sempre que um produto como esse citado acima, surge oferecendo possíveis riscos à saúde, é dever do órgão suspender e esperar que ele se enquadre nos padrões esperados. Vale destacar que os procedimentos estéticos a base de fenol é muito popular entre as mulheres famosas do Brasil.

🚨 Deolane solta e mãe segue pr3sa + Gusttavo Lima destrói a Globo + Record arma rasteira no SBT  

Anvisa
pizzarias
Vigilância Sanitária

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.