DESCARTE!
Carnes e linguiças podres: Procon joga kgs de alimento no lixo em mercado tão popular quanto o Oxxo
23/08/2024 às 21h27
O órgão de proteção ao consumidor descartou vários quilos do alimento em mercado popular como Oxxo após se deparar com irregularidades imperdoáveis
O PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é uma fundação presente em diversos estados e municípios brasileiros que tem como objetivo proteger, orientar, ajudar e defender os consumidores. Dessa forma, o órgão está vinculado a ANVISA promovendo algumas autuações cruciais para garantir o bem-estar de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, por exemplo, iremos tratar do momento em que a fundação joga vários quilos de alimento no lixo em mercado tão popular quanto o Oxxo. Acontece que, uma fiscalização no estabelecimento em questão acabou gerando restrições e apreensões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o supermercado tão popular como o Oxxo ao qual estamos se referindo, trata-se de um em Parnamirim, na Grande Natal. A fiscalização se deu no dia (13/08/2024), segundo o G1, portal de notícias da Globo, e ocasionou no descarte de nada menos que 55 quilos de carnes e linguiças que estavam sendo comercializados acima de sua data de validade.
A ação ocorreu pelo Procon RN, que confirmou o recebimento de denúncias de consumidores e constataram a irregularidade em fiscalização. Dessa forma, um processo administrativo acabou sendo aberto contra o supermercado, localizado na Avenida Olavo Lacerda Montenegro e, queridinho pelos moradores da região.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado emergencial da ANVISA confirma proibição de produto amado por mulheres e retirada da Shopee
● Ricardo Nunes está ciente: 2 dias de folga sem desconto no salário chegam voando pra salvar CLTs em SP
● Sugam a gordura do sangue: Cardiologista entrega 5 alimentos populares para fugir de parada cardíaca
É importante destacar que, em caso de condenação, algo que o Procon diz ser comum em casos de apreensão de produtos vencidos, a multa aplicada pode variar entre R$ 400 e R$ 6 milhões, valor que varia a partir do faturamento do estabelecimento infrator, gravidade da irregularidade e se é um caso de reincidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A empresa tem um prazo de 10 dias para apresentar o comprovante de faturamento e demais documentos solicitados no auto”, disse Oberdan Medeiros, subcoordenador do Procon RN.
Vale enfatizar ainda que, segundo o Procon RN, os produtos vencidos do supermercado popular como a Oxxo acabaram sendo descartados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO E SITUAÇÃO ATUAL
Por não ter o nome exposto pelo G1, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado a respeito do ocorrido. Porém, o espaço continua em aberto para que o mesmo possa expor sua versão dos fatos.
Mas, é válido dizer que a situação se deu de forma pontual. Logo, acredita-se que tudo já tenha sido resolvido e o estabelecimento siga com seu funcionamento normalmente.
O que é Procon e qual a sua função?
Tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]