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Fim de uma era após 17 anos: Cartão de ônibus e metrô é extinto em SP e adeus do Bilhete Único cai como bomba

12/08/2024 às 0h45

Por: Kelves Araújo
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Cartão de ônibus e metrô é extinto em SP e adeus do Bilhete Único cai como bomba - Foto: Internet

A notícia envolvendo o fim do Bilhete Único caiu como uma bomba para milhares de brasileiros que usam diariamente o transporte púbico em São Paulo

Boa parte das pessoas que dependem do transporte público em São Paulo, costumam usar um cartão para ter acesso ao ônibus e ao metrô. É importante destacar que, esse cartão já passou por uma série de mudanças importantes ao longo dos anos.

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Inclusive, um desses cartões acabou sendo extinto depois de nada menos que 17 anos de funcionamento, causando um verdadeiro choque em milhares de usuários. Afinal, ter acesso ao transporte público de forma gratuita ou com meia tarifa é um verdadeiro presente no bolso.

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As privatizações tem afetado o serviço público de transporte em São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Internet)
Transporte público de São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Atualmente, o serviço mais usado em SP se trata do Bilhete Único, mas, não é dele que estamos falando. A grande realidade é que a ferramenta ao qual iremos tratar nesta matéria é o Cartão BOM. Para quem não sabe, ele foi uma promessa feita pelo governador Geraldo Alckmin, em 2004, às vésperas da entrada em funcionamento do Bilhete Único da Prefeitura Municipal de São Paulo, sendo usado no ônibus e no metrô.

De acordo com o G1, o Cartão BOM foi um bilhete usado nas linhas intermunicipais que operam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Usando ele, o cliente possuía acesso, por meio de um cartão único, a toda uma grande operação com vários ônibus.

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Mas, segundo o portal Diário do Transporte, o Cartão BOM acabou sendo extinto no ano de 2021, ou seja, 17 anos depois da sua criação. Na época, a ferramenta essencial para milhares acabou sendo substituído pelo TOP, que também dava direito ao serviço de ônibus e metrô da maior cidade do Brasil, tudo para modernizar o setor.

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Vale dizer que o sucesso do Cartão TOP gerou o interesse do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em trocar o Bilhete Único. Ele determinou uma cotação da tecnologia usada no Cartão TOP, dos ônibus intermunicipais (EMTU) e dos trilhos, para o sistema de ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).

“A gente tem feito muitas ações porque o sistema é antigo, já pedi para a gente cotar um novo sistema, verificar este sistema que o Governo do Estado está fazendo, o TOP, que o Metrô implantou, para fazer uma cotação desse sistema, me parece que ele é melhor, mais preparado do ponto de vista tecnológico. A gente está constantemente em busca de melhoras”, destacou o prefeito.

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A mudança pode ocorrer logo depois das eleições municipais de 2024. Segundo o portal Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes voltou a admitir que a tecnologia do Bilhete Único dos ônibus de São Paulo e também aceito nos trilhos é um pouco defasada. O sistema atual é de 2004, quando o Bilhete Único chegou e, desde então, não passou por uma modernização.

Qual o valor da passagem de ônibus de SP?

Desde 2023, de acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, foi fixado em R$ 4,40. Já no Metrô, a passagem subiu para R$ 5.

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Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

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