Inacreditável!

Adeus após 59 anos: Cartão do CPF está com dias contados no Brasil e novo substituto é convocado às pressas

24/06/2024 às 15h54

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Cadastro de Pessoa Física (CPF) - Reprodução/Notícias Concursos

Nova lei crava o fim do cartão do CPF após 59 anos e substitui por versão totalmente digital

Conforme o meio digital vem se transformando, os documentos populares dos brasileiros também acompanham essa evolução e muitos já têm sua versão digital.

Assim como o CPF, que apesar de usar um cartão físico como identificação por 59 anos, ganhou sua versão online enquanto sua versão antiquada cai em desuso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, de acordo com o portal da Coluna Financeira, a digitalização da Carteira de Identidade Nacional (CIN) contará com o número do CPF como único registro civil.

Desse modo, a nova lei também determina a extinção da versão física do documento, tornando a versão digital a única emitida pelo governo.

Continua após o Veja Também

Veja também

Para aqueles que preferem uma cópia física, ainda há a opção de imprimir o CPF. No entanto, o tradicional cartão azul, anteriormente fornecido pelo governo, não será mais emitido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, para aqueles que querem solicitar a versão digital, é necessário acessar o aplicativo da Receita Federal ou diretamente no site do governo.

Após a conclusão do processo de inscrição, o comprovante será gerado, acompanhado pelo QR Code referente ao documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora essa transição possa exigir algum ajuste para aqueles acostumados com o formato físico do documento, representa um passo crucial na digitalização dos processos e na facilitação do acesso dos cidadãos aos serviços governamentais.

Vale ressaltar que aqueles que já possuem o cartão físico do CPF podem continuar a utilizá-lo, pois ele permanece legalmente válido.

Onde fazer a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

O agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional deverá ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. Para acesso ao Poupatempo é necessária uma conta gov.br. No site do Gov.br você terá as informações necessárias para a criação de seu acesso.

CPF se torna obrigatório para todos os brasileiros (Reprodução: Internet)
Cartão do CPF (Reprodução: Internet)
CIN na versão digital (Reprodução/Internet)
CIN na versão digital (Reprodução/Internet)
César Tralli
O Governo Federal ampliou o prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (Foto: Reprodução / TV Globo)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

carteira nacional de identidade
CPF documento oficial
Destaque
digital
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.