PROIBIÇÃO!

Cascas de pau e risco de morte: Decreto URGENTE da Anvisa proíbe 7 marcas queridinhas e que você certamente ama

22/05/2024 às 14h06

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA contra 7 marcas populares - Foto: Internet

O órgão determinou a proibição contra alguns lotes das marcas por oferecem risco à saúde

Com o papel essencial de promover a segurança de todos quando o assunto diz respeito a higiene e fabricação de produtos, a ANVISA entrou em cena mais uma vez e decretou de forma urgente a proibição contra 8 marcas que provavelmente você conhece.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) agiram às pressas visando a proteção dos consumidores, pois em (25) de setembro de 2023, foram encontradas impurezas em oito lotes de café torrado e moído, determinando o recolhimento nacional desses produtos.

O Café, rico em proteínas e bastante consumido pelo povo brasileiro, é o amigo diário para aqueles que desejam melhorar o estado de alerta e a concentração. A cafeína serve para proporcionar mais energia e consegue mudar o humor de qualquer pessoa.

Além de ser um dos dos produtos que mais é produzido em território brasileiro, o famoso ‘pretinho’ é muito popular na mesa de qualquer pessoa.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Café é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros (Reprodução: Internet)
Café é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros (Reprodução: Internet)

Inclusive, por seu tão amado e presente na vida de muitos, a Agência vinculada ao Ministério da Saúde se preocupou em observar se o famoso pó de café está sendo fabricado de forma adequada até chegar aos clientes.

Veja também

Todavia, para a surpresa de todos, a autarquia encontrou cascas e paus, que substituíam grãos de café, afim de aumentar o volume do produto de forma enganosa.

Conforme informações do G1, as marcas evolvidas no caso são Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta.

Veja logo abaixo a numeração dos lotes:

  • FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;
  • 046/23/3D da Jardim;
  • 59 da Lenhador Extra Forte;
  • 59 da Lenhador Tradicional;
  • 58 da Balaio;
  • 02 e 05 da Bico de Ouro;
  • e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robust.
Anvisa proíbe marca de café rival da Pilão (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa cravou a proibição de marcas populares (Foto: Reprodução/ Internet)

PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS

De acordo com o G1, o Café Balaio (empresa responsável pelas marcas Café Balaio, Café Lenhador Tradicional e Café Lenhador Extra Forte) se pronunciou sobre o ocorrido, alegando que estava em concordância com as normas e mostrou-se surpreso em relação aos informes recebidos pelo Ministério da Agricultura.

A fabricante negou as acusações de que teriam sido utilizados cascas e paus de café na matéria prima, para a substituição dos grãos de café, com o objetivo de induzir mais volume no produto e enganar o consumidor.

Segundo a fonte, a fabricante Café Balaio definiu o acontecimento como “uma falha pontual nos procedimentos que antecederam a torragem e moagem dos grãos de apenas dois lotes”.

A empresa determinou na época que seria mais atenta aos seus processos de fabricação e colheu todos os lotes que continham os produtos afetados.

Por sua vez, a empresa Indústria e Comércio Café de Uberaba responsável pela marca Fazenda Mineira, contatou ao G1 em setembro do ano passado que “não há determinação de recolhimento de produtos da empresa no contexto da publicação datada de 22/09/2023. A empresa está com seu alvará regularizado e sua produção a todo vapor”.

Além disso, a fabricante também falou sobre a suspensão do produto. “Jamais se tratou do Café Fazenda Mineira. Destaca-se que a inspeção pontual ocorrida no dia 11/05/2023 diz respeito ao Café da marca UBER UBA cuja produção foi descontinuada. Diga-se de passagem, a empresa firmou compromisso junto ao Ministério Público de Uberaba que está em pleno e regular cumprimento, destacando a apresentação de certificados e laudos de qualidade de seus produtos”.

Já em relação as marcas, Jardim, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta, não foram encontrados nenhuma nota ou comunicado sobre o ocorrido.

Mesmo assim, o TV FOCO estará a disposição para ouvir qualquer pronunciamento das empresas citadas e disposto a fazer alterações nessa matéria.

Café (Foto: Reprodução, UOL)
Café (Foto: Reprodução, UOL)

SITUAÇÃO DAS EMPRESA HOJE

Nos dias atuais, as fabricantes de café seguem normalmente com suas atividades, buscando sempre garantir o melhor produto aos consumidores.

Qual os benefícios do café para saúde?

Segundo O GLOBO, o café possui centenas de compostos que reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, melhoram o funcionamento do intestino, o fluxo sanguíneo e modulam o metabolismo da glicose e da gordura.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.