ALERTA!

CEGUEIRA: A proibição da Anvisa contra produto popular, amado pelas mulheres e decreto de retirada urgente de lojas

05/07/2024 às 11h00

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa crava proibição contra produto que pode causar cegueira (Foto: Reprodução/ Internet)

Sem sombra de dúvidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo responsável por fiscalizar e controlar a comercialização de alguns produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, falaremos sobre uma proibição da autarquia contra um produto muito popular e amado pelas mulheres devido grave risco a saúde podendo causar cegueira.

Bom, vale dizer que, em 2023, a autarquia recebeu diversas denúncias sobre casos de efeitos indesejáveis, que eram supostamente ocasionados por um produto muito popular entre as mulheres. Segundo o portal oficial da Anvisa, produtos cosméticos para trançar e modelar cabelos, podem ter sido fonte causadora de cegueira temporária em alguns consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa informa que, uma vez que os produtos aplicados no cabelo, podem permanecer por horas ou dias, é necessário um cuidado muito especial com os olhos, já que, quando o cabelo entrar em contato com a água, o produto presente nos fios pode escorrer e acabar entrando nos olhos. Assim, causando irritações ou até mesmo problemas mais graves a saúde.

Mais sobre o assunto

No ano passado, segundo as informações divulgadas pelo ‘G1’, foram registrados 26 casos de reações indesejáveis relacionadas o uso de pomadas para modelar. A cegueira temporária foi o pior efeito causado, segundo os relatos, entre outras reações adversas, supostamente ocasionadas após o uso desses produtos.

Continua após o Veja Também

Veja também

Alguns desses casos ocorridos em 2023 foram registrados em sistemas de informações da Agência, como o ‘Notivisa’. Outros casos, a Anvisa foi comunicada através dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Vale destacar alguns dos efeitos adversos causados pelos produtos: reações alérgicas; cegueira temporária; vermelhidão; ardência nos olhos; lacrimejamento intenso; coceira; inchaço ocular; e dor de cabeça. Segundo médicos especialista, a recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias.

Proibição da comercialização de alguns produtos

Com toda essa polêmica, a Anvisa cravou por meio resoluções a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos. Ainda segundo o ‘G1’, em dezembro do ano passado a agência tinha proibido cerca de 1.266 pomadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, é comum encontrar esses produtos sendo vendidos em marketplaces ou sites de vendas. Assim, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas podendo causar a cegueira temporária.

Algumas marcas de pomada capilar são liberadas

Bom, por mais que exista essa lista com mais de mil pomadas proibidas pela Anvisa, também há uma lista de produtos liberados e que não causam nenhum problema ou reação adversa. Você pode encontrar a lista no site oficial do Governo (Gov.br), ou clicando neste link.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria), pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo app Fale com a Ouvidoria. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração. A denúncia pode ser feita de forma sigilosa e a Anvisa investigará todas as denúncias recebidas.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
Pomada capilar
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.