EITA

Cegueira: Anvisa proíbe produto popular amado pelas mulheres e decreta retirada das prateleiras

29/05/2024 às 6h50

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe produto e decreta retirada das prateleiras (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão proibiu um produto capilar muito amado pelas mulheres após causar efeitos adversos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pelo controle de qualidade e segurança de uma série de produtos e serviços no Brasil. A autarquia tem o poder de proibir e liberar aquilo que passa por sua regulação. Sendo assim, dessa vez, falaremos sobre a proibição de um produto popular amado pelas mulheres.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Esse produto precisou der retirado às pressas das prateleiras em 2023. Isso porque a Anvisa, recebeu uma série de denúncias sobre casos de efeitos indesejáveis, supostamente ocasionados pelo item. De acordo com o portal oficial do órgão, alguns cosméticos para trançar e modelar cabelos, podem ter sido fonte causadora de cegueira.

Vale dizer que, nos últimos anos, esse tipo de produto virou febre entre os brasileiros. Com a crescente de pessoas assumindo seus tipos de cabelos e o estouro dos diversos estilos de penteados com tranças que se popularizaram, os cosméticos para trançar e modelar os fios emergiram no mundo da moda, no entanto, trouxe consigo graves problemas, sendo o provável causador até mesmo de cegueira.

Anvisa - Foto: Reprodução
Anvisa – Foto: Reprodução

A Anvisa informa que, uma vez que os produtos aplicados no cabelo, podem permanecer por horas ou dias, é necessário um cuidado especial com os olhos, já que, quando o cabelo entrar em contato com a água, seja no banho, ou em outras atividades, até mesmo transpirando, o produto pode escorrer e entrar nos olhos. Assim, causando irritações ou até mesmo problemas mais graves.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Problemas causados pelo cosmético

Segundo o ‘G1’, somente em 2 dias em dezembro de 2023, mais de 100 pessoas chagaram ao pronto-socorro no Rio de Janeiro com queimaduras nos olhos causadas por pomadas capilares. Os pacientes, atendidos na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro do RJ, relataram que, o produto escorreu do cabelo para os olhos, provocando ardência e queimadura.

Veja também

Outros casos também ocorreram no ano passado. A maioria registrados em sistemas de informações da agência. A Anvisa também recebeu denúncias através dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa. Sendo assim, centenas de pessoas passaram por esse aperto com o uso das pomadas.

Lista de pomadas modeladoras proibidas pela Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)
Lista de pomadas modeladoras proibidas pela Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)

Confira a seguir quais foram os efeitos adversos causados pelos produtos.

  • Reações alérgicas;
  • cegueira temporária;
  • vermelhidão;
  • ardência nos olhos;
  • lacrimejamento intenso;
  • coceira;
  • inchaço ocular; e dor de cabeça.

Desses, a cegueira temporária foi o pior efeito causado, segundo os relatos. Entre outras reações adversas, supostamente ocasionadas após o uso desses produtos. De acordo com médicos que tiveram contato com pacientes com esse efeito, a recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias.

Pomadas capilares proibidas pela Anvisa

Dessa forma, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos. Segundo o ‘G1’, só em dezembro de 2023 a agência tinha proibido cerca de 1.266 pomadas. Apesar disso, é comum encontrar esses produtos em marketplaces ou sites de vendas.

Sendo assim, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas, e existe uma lista de cosméticos autorizados pela autarquia, que são seguros e podem ser usados.

Pomada modeladora capilar - Foto: Reprodução/Internet
Pomada modeladora capilar só poderá ser vendida se estiver na lista de autorizadas (Foto: Reprodução/Internet)

Quais são as pomadas capilares autorizadas pela Anvisa?

Bom, por mais que exista essa lista com mais de mil pomadas proibidas pela Anvisa, também há uma lista de produtos liberados e que não causam nenhum problema ou reação adversa. Você pode encontrar a lista no site oficial do Governo (Gov.br), ou clicando neste link.

Como saber se o produto tem registro na Anvisa?

Segundo o portal ‘Gov.br’, para descobrir se um produto está realmente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), basta acessar o ‘Sistema de Consultas’ do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.