ALERTA!

Cegueira: Anvisa proíbe produto muito popular, amado pelas mulheres e decreta retirada das lojas


Produto que causa cegueira e Anvisa (Reprodução/Internet)

O órgão proibiu e decretou a retirada às pressas de uma série de produtos para modelagem capilar em 2023

Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recebeu uma série de denúncias sobre casos de efeitos indesejáveis, que eram supostamente causados por um produto popular entre as mulheres. Esse que precisou ser proibido e retirado às pressas das lojas devido causar cegueira nos consumidores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Estamos falando de um cosmético para trançar e modelar cabelos, que pode ter sido fonte causadora de cegueira temporária em algumas pessoas, segundo o portal oficial da Anvisa. A agência ainda informou que esses produtos uma vez aplicados aos cabelos podem permanecer por horas ou dias, sendo necessário um cuidado especial com os olhos.

Isso porque, quando o cabelo entrar em contato com a água, seja no banho, ou em outras atividades, até mesmo transpirando, o produto pode escorrer e entrar nos olhos. Dessa forma, causando irritações ou até mesmo problemas mais graves. Como foi o caso de centenas de pessoas no ano passado.

Anvisa proíbe produto popular capilar que pode causar cegueira temporária (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proíbe produto popular capilar que pode causar cegueira temporária (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o portal ‘G1’, em dois dias em dezembro do ano passado, mais de 100 pessoas necessitaram de atendimento médico no RJ com queimaduras nos olhos causadas por pomadas capilares. Dessa forma, os pacientes, atendidos na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, contaram que, durante o banho, o produto escorreu para os olhos, provocando ardência e queimadura.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Além desses, outros casos ocorreram em 2023. Alguns foram registrados em sistemas de informações da Anvisa, como o ‘Notivisa’. Outros casos, a autarquia acabou sendo comunicada via órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas. Confira a seguir quais foram os efeitos adversos causados pelos produtos.

Veja também

Algumas pomadas modeladoras estavam causando cegueira temporária (Reprodução: Internet)
Algumas pomadas modeladoras estavam causando cegueira temporária (Reprodução: Internet)

O produto pode causar:

  • Reações alérgicas;
  • cegueira temporária;
  • vermelhidão; ardência nos olhos;
  • lacrimejamento intenso; coceira;
  • inchaço ocular; e
  • dor de cabeça.

Sendo a cegueira temporária o pior efeito causado, segundo os relatos, entre outras reações adversas, supostamente ocasionadas após o uso desses produtos. A recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias.

Anvisa proíbe venda pomadas para modelar e trançar cabelos (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proíbe venda pomadas para modelar e trançar cabelos (Foto: Reprodução/ Internet)

A Anvisa proibiu as vendas dos produtos

Assim, a Anvisa cravou por meio de resoluções a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos. Conforme o exposto no ‘G1’, só em dezembro do ano passado a agência tinha proibido cerca de 1.266 pomadas.

Apesar disso, é comum encontrar esses produtos em marketplaces ou sites de vendas. Dessa forma, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibida a sua comercialização, devido os riscos à integridade física. No entanto, existem alguns que estão regularizados, segundo a agência.

Pomada modeladora capilar - Foto: Reprodução/Internet
Pomada modeladora capilar só poderá ser vendida se estiver na lista de autorizadas (Foto: Reprodução/Internet)

Quais são as pomadas capilares autorizadas pela Anvisa?

Bom, por mais que exista essa lista com mais de mil pomadas proibidas pela Anvisa, também há uma lista de produtos liberados e que não causam nenhum problema ou reação adversa. Você pode encontrar a lista no site oficial do Governo (Gov.br), ou clicando neste link.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.