ATENÇÃO!

Oficial: 100 novos canais de TV para “aterrorizar” Globo e Record são confirmados no Brasil

22/05/2024 às 0h39

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Globo e Record são líderes da TV aberta (Foto: Divulgação)

Governo Federal assinou contratos para a criação de emissoras em parceria com instituições de ensino

Novos canais de TV estão previstos para ganharem espaço no Brasil. Além da Globo e da Record, que já oferecem entretenimento e jornalismo, a ideia dos novatos é focar especialmente na educação, cultura e assuntos sociais.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Até então, o projeto propõe a chegada de 100 novas estações. Desta vez, há envolvimento do Governo Federal, trazendo também interesses políticos e algumas parcerias que já foram negociadas entre outros envolvidos nas transmissões.

Segundo a revista Veja, em outubro, a administração superior anunciou a expansão da Empresa Brasil de Comunicação, lançada em 2007. Para quem não sabe, esse é o conglomerado estatal de mídia, sendo dirigido pelo poder público.

Globo, Record
Governo Federal fechou parceria para transmitir programação de instituições de ensino, focadas em cultura, educação, jornalismo e sociologia (Foto: Divulgação)

De acordo com a publicação, foram assinados acordos de cooperação com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Além disso, 31 universidades federais acertaram a operação de 72 novas emissoras ao público.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Entre os nomes parceiros, aparecem Universidade Federal Rio de Janeiro, Universidade Federal São Carlos e Universidade Federal do Sul da Bahia, que terão seus canais de televisão sob contrato com a EBC. Mas, existe também um outro negócio em andamento.

Veja também

No mesmo mês, a Secretaria de Comunicação Social revelou ainda que 13 instituições devem assinar acordos com o conglomerado do Governo Federal em breve, dando espaço às outras 28 emissoras de rádio ou TV, totalizando as 100 anunciadas anteriormente.

Globo, Band
Chegada de 100 novas emissoras está prevista como parte da Empresa Brasil de Comunicação, do Governo Federal (Foto: Divulgação)

Quando a televisão chegou no Brasil?

Em 1950, a TV brasileira foi inaugurada pelo jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, responsável pela extinta Tupi. Depois disso, surgiram outros vários canais de relevância no país, mas boa parte já não existe mais. O mais antigo em atividade segue sendo a Record, que é de 1953.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.