Globo

Cena de Órfãos da Terra revolta Conselho de Medicina e novela é detonada

O médico Faruk é interpretado por Eduardo Mossri em Órfãos da Terra (Foto: Paulo Belote/TV Globo)
O médico Faruk é interpretado por Eduardo Mossri em Órfãos da Terra (Foto: Paulo Belote/TV Globo)

Uma cena em específico da novela das 18h da Globo, Órfãos da Terra, vem gerando revolta entre médicos e sendo duramente criticada, até oficialmente. O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), inclusive, divulgou nota de repúdio contra o folhetim.

Na cena em questão, o personagem Faruq (Eduardo Mossri), que vive um médico refugiado, tenta revalidar seu diploma no Brasil, mas para isso tem que passar antes por uma prova que testa seus conhecimentos básicos em medicina. A novela tratou o tema de forma a induzir no telespectador a ideia de que o teste é desnecessário.

+Reservado, Galvão Bueno é flagrado com família e imagem é divulgada

O CREMERJ vem a público declarar repúdio pela forma com que o exame de revalidação do diploma de medicina foi citado, em uma cena da novela Órfãos da Terra (TV Globo), exibida na última segunda-feira (15). 

+Bolsonaro foge de moto para local secreto, é flagrado com Neymar no corpo e vídeo é divulgado

O exame avalia o nível do idioma do candidato, bem como o conhecimento técnico de pontos fundamentais da medicina. O intuito é garantir que o médico estrangeiro esteja habituado à língua da população e também à assistência médica daquele país para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

+Aos 84 anos, Renato Aragão comemora marca histórica na carreira e deixa todos pasmos

O CREMERJ reitera a importância do exame de revalidação do diploma de medicina no Brasil e é totalmente favorável à sua aplicação. A cena da novela, no entanto, dá a entender que a prova é inacessível e desnecessária, deixando claro que a direção da mesma desconhece o quanto ela é fundamental, além de ser uma medida adotada internacionalmente.

+Após polêmica na família, Rebeca Abravanel ignora situação e reaparece em momento íntimo com Pato

O Conselho tem o compromisso de assegurar a boa prática da medicina no Estado do Rio de Janeiro e por isso viu com preocupação as colocações acerca do exame, com repercussão em âmbito nacional. O CREMERJ compreende que a novela é de cunho artístico, mas, por buscar retratar a realidade, a mesma tem o dever de compartilhar informações com responsabilidade, prezando pela ética, pela verdade e pela segurança com a população brasileira“, diz a nota, que foi publicada no site da Instituição.

Faruq em cena de Órfãos da Terra (Foto: Reprodução/Globo)
Faruq em cena de Órfãos da Terra (Foto: Reprodução/Globo)

Segundo o Ministério da Educação (MEC), “o Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal”.

Embora tenha desagradado aos médicos, a abordagem utilizada na novela parece ter agradado a pelo menos um órgão, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a agência da ONU “se derreteu em elogios ao folhetim por ter levado o debate para a TV”.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;